quinta-feira, novembro 25, 2010

Os Uros do Titicaca

O Lago Titicaca, tem cerca de 8300 km² e situa-se a 3821 m acima do nível do mar. Localiza-se no planalto dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia. A sua profundidade média varia entre 140 e 280 m. Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, que tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas. O lago é alimentado pela água dos rios, pela água das chuvas e pela água proveniente do degelo dos glaciares que rodeiam o planalto dos Andes.
É o lago, comercialmente navegável, mais alto do mundo. É o segundo em extensão da América Latina, apenas superado pelo Lago de Maracaíbo, na Venezuela.
O Titicaca é interessante pela população indígena que vive nos Uros, que são nove ilhas artificiais. Estas são construídas por bolivianos e peruanos com o objectivo de nelas habitar.
A existência dos Uros já se verifica desde a era pré-colombiana. Nesta época um povo homónimo desenvolveu esta forma de habitação para obter uma maior segurança.
Os Uros são feitos à base de totora. A totora é uma planta espontânea que nasce nas margens do lago e pode ocorrer até aos 4000 m de altitude. Esta ilhas necessitam de um constante trabalho de manutenção para assegurar a sua flutuabilidade. Os habitantes das ilhotas dedicam-se à pesca, à caça (sobretudo de pássaros) e ao turismo, com a venda de artesanato.
Hoje os Uros tornaram-se uma grande atração turística no Peru, atraindo excursões de todo o mundo para a cidade de Puno, no Peru.
Actualmente reduzidos à exposição turística e à exibição de um modo de vida primitivo mas muito engenhoso, os Uros resistem ao passar do tempo... sendo um povo pré-colombiano que flutua no lago Titicaca, nas proximidades de Puno, desde uma época remota e desconhecida...
Se os quizer ficar a conhecer melhor veja a apresentação e o vídeo que escolhi para hoje.



E agora o vídeo.

Sem comentários: