terça-feira, novembro 23, 2010

"O mio babbino caro"

Vozes assim não aparecem todos os dias…
A música tem a faculdade de nos transportar a um nível muito acima da emoção, principalmente, quando alguém consegue mostrar o que lhe vai na alma.
A Paula Eduarda é uma menina de 11 anos que consegue esta fantástica proeza. Tem um talento extraordinário e uma capacidade enorme de nos fazer emocionar.
Vale a pena deixar-se levar pela emoção vendo e ouvindo esta miúda!
A Paula Eduarda canta "O mio babbino caro", que é uma das mais belas árias, da ópera Gianni Schicchi, de Puccini (a única ópera cómica deste autor). Esta ópera de um acto, com libreto de Giovacchino Forzano, é baseada no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri.
Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia, colocou os seus inimigos políticos e pessoais no Inferno. Entre os desafectos do poeta estava Gianni Schicchi, cidadão de Florença, que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, um membro dessa família), deixando a maior parte dos bens de Buoso, à família Schicchi. O objectivo da ópera de Puccini é provar que, afinal de contas, Gianni Schicchi não merecia ir parar ao inferno…
Agora clique aqui para ouvir a Paula Eduarda. Se quizer pode acompanhar esta cantora através da letra que encontra já a seguir.
(Tradução) - "O Mio Babbino Caro"
Oh meu paizinho querido
Eu amo-o, ele é tão belo
Quero ir até Porta Rossa
Para comprar o anel
Sim, sim, eu quero
E se o meu amor fosse em vão
Eu iria até Ponte Vecchio
E me atiraria ao rio Arno
Eu choro e sofro tormentas
Oh Deus, preferia morrer
Paizinho, tende piedade, tende piedade
Paizinho, tende piedade, tende piedade

Agora ouça e veja a diva do canto lírico, Maria Callas, a interpretar a mesma ária, no espectáculo "London Farewell Concert" realizado em 26 de Novembro de 1973, no Royal Festival Hall, em Londres.
Ouça-a por favor! É absolutamente imperdível!

Sem comentários: