quinta-feira, novembro 04, 2010

Montanhas de Chocolate?

As montanhas ou colinas de chocolate (Chocolate Hills) são uma invulgar formação geológica. Localizam-se em Bohol, nas Filipinas. São cerca de 1776 colinas (quase todas do mesmo tamanho), em forma de cone, espalhadas por uma área de cerca de 50 kilómetros quadrados. A maioria delas atinge os 120 metros de altura.
Estas montanhas foram declaradas como o 3º monumento geológico das Filipinas e são candidatas à integração na lista, da Unesco, dos Patrimónios Naturais da Humanidade.
Quando se olha pela primeira vez para estas montanhas da ilha Bohol, pode-se pensar que são uma monumental construção feita pelo homem. No entanto, são completamente naturais. Os montes parecem cones moldados em chocolate. Esta ilusão é mais intensa durante a estação seca, porque as pastagens que as cobrem estão completamente ressequidas, o que lhes dá o tom castanho do chocolate.
Estas colinas são uma das grandes atracções turísticas das Filipinas, devido ao grande impacto visual que causam.
No que se refere à sua formação não existe uma teoria científica verdadeiramente estabelecida.
Existe uma versão muito romântica da formação destes cones que remete para uma lenda. Segundo reza a lenda, estas colinas resultaram das lágrimas (que depois secaram desta forma), de um gigante chamado Arogo (ser imortal), que as derramou após a morte da sua amada Aloya (uma aldeã).
A verdade é que com ou sem uma lenda, as Chocolate Hills são uma paisagem única, justamente escolhida como emblema para a promoção do turismo nas Filipinas e, um monumento da natureza, à beleza, ao mistério e ao romance.

2 comentários:

MCA disse...

Pena que só pareçam de chocolate...

Unknown disse...

o chocolate a tocar nas nuvens!!!haverá momento mais excitante!?