quinta-feira, outubro 07, 2010

Trago Fado Nos Sentidos

Cristina Branco é uma cantora portuguesa nascida no Ribatejo em 1972.
Por influência do avô passou a admirar, aos 18 anos, Amália Rodrigues. Mas tudo começou quando, "por brincadeira", num jantar de amigos, cantou fado pela primeira vez embora não se considere fadista.
Pode dizer-se que iniciou a carreira com a gravação do cd (em edição de autor) "Cristina Branco Live in Holland", registado ao vivo em dois concertos realizados no dia 25 de Abril de 1996.
A seguir lança o disco "Murmúrios" onde reúne 14 temas, que vão desde fados tradicionais como "Abandono"(imortalizado por Amália, com texto de David Mourão-Ferreira) a versões de Sérgio Godinho ("As certezas do meu mais brilhante amor") ou José Afonso ("Pomba branca"). A maioria dos temas tem assinatura de Maria Duarte, autora dos textos, e música de Custódio Castelo.
Em França recebeu, em 1999, o Prix Choc da revista "Le Monde de la Musique" pelo melhor CD de música tradicional.
Em Fevereiro de 2000 edita o álbum "Post-Scriptum" (título de um poema de Maria Teresa Horta). Conquistou o Prix Choc, deste vez para o melhor álbum do mês de Março, em França.
Na Holanda foi editado o disco "Cristina Branco Canta Slauerhoff", o segundo desse ano, com textos do poeta holandês J. J. Slauerhoff (1898-1936), com tradução de Mila Vidal Paletti e música de Custódio Castelo. O disco constitui como que uma prova de agradecimento de Cristina Branco ao país que lhe abriu as portas do sucesso embora nunca tenha vivido na Holanda.
O disco "Corpo Iluminado", foi editado em 2001. Em 2002 é reeditado "O Descobridor", novo título para o disco onde canta Slauerhoff, com três novos temas.
O sexto álbum de Cristina Branco, de título "Sensus" foi editado 2003. A música é assinada por Custódio Castelo. O álbum conta com letras de David Mourão-Ferreira, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Eugénio de Andrade, Camões e Shakespeare, entre outros. "Ulisses" é o nome do disco seguinte, editado em 2005.
Em 2006 é editado um registo ao vivo. A cantora começa o ano de 2007 com vários espectáculos de revisitação à obra de José Afonso. Lança o álbum "Abril".
Em 2009 é editado o disco "Kronos", o primeiro sem a colaboração de Custódio Castelo.

Com a voz de Cristina Branco, aprecie Trago Fado Nos Sentidos, uma composição de Amália Rodrigues/José Fontes Rocha.


Trago fados nos sentidos
Tristezas no coração
Trago meus sonhos perdidos
Em noites de solidão

Trago versos, trago sons,
De uma grande sinfonia
Tocada em todos os tons
Da tristeza e da alegria

Trago amarguras aos molhos
Lucidez e desatinos
Trago secos os meus olhos
Que choram desde meninos

Trago noites de luar
Trago planícies de flores
Trago o céu e trago o mar
Trago dores ainda maiores

Sem comentários: