quarta-feira, outubro 13, 2010

Portugal, Uma Praça Para O Mundo

Portugal, Uma Praça Para O Mundo é um pequeno documentário com cerca de sete minutos. Foi realizado pelo esloveno Anze Persin, com música de Rodrigo Leão, para a Parque Expo.
O filme Portugal, Uma Praça Para O Mundo, tem estado patente ao público desde Maio, no pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Xangai. Aliás, foi feito de propósito para ser mostrado aos cerca de 6 milhões de espectadores que se supõe visitem o Pavilhão de Portugal, até ao final do mês de Outubro.
O espaço de exibição tem 380 metros quadrados e lembra o Terreiro do Paço, em Lisboa.
Anze Persin, antigo jornalista, formado em literatura, 33 anos, vive em Portugal desde 2001 e é um fã do nosso país. Começou por estudar a língua, na Faculdade de Letras de Lisboa, depois cinema e desde há cinco anos trabalha em publicidade.
Já tinha feito alguns documentários para a televisão pública da Eslovénia e o documentário é, de acordo com o próprio, o seu primeiro amor.
Segundo o realizador, o título do filme evoca o tema da participação portuguesa no certame: “uma praça para o mundo e um mundo de energias”, conceitos que procuram ampliar a posição geoestratégica do país (“porta atlântica da Europa”) e promover o espírito inovador dos portugueses”.
“O mar é a nossa escola” e “250 dias de sol por ano” são duas das mensagens difundidas pelo filme, com imagens de Mariza, de Cristiano Ronaldo e da assinatura do Tratado de Lisboa, em 2007.
A paisagem humana, filmada sobretudo num ambiente urbano - ou “cosmopolita”, evidencia “outra característica da modernidade” do país: “Portugal tem uma diversidade étnica enorme”.
Em Xangai, as projeções acabam quase sempre em aplausos, um impulso provocado pelo ritmo das imagens e, sobretudo pela banda sonora, da autoria de Rodrigo Leão e do grupo “Toca a Rufar”.
Além do filme de Anze Persin, os visitantes podem ver documentos históricos, entre os quais o primeiro globo terrestre europeu onde aparece a China, e indicadores portugueses na área da energia.
A Expo 2010, dedicada ao tema “Better City, Better Life” (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), está quase a encerrar as suas portas.
Se não pode ir até lá, aproveite e veja o filme aqui. Vale bem a pena.




PORTUGAL, UMA PRAÇA PARA O MUNDO from Anze Persin on Vimeo.

Sem comentários: