quarta-feira, outubro 06, 2010

Outra mulher d'armas: Maria Lamas

A 6 de Outubro de 1893, nasceu, em Torres Novas, Maria da Conceição Lamas, jornalista e escritora portuguesa. Maria Lamas notabilizou-se, sobretudo, por ter sido uma combatente de primeira linha na defesa dos direitos humanos. Aos 76 anos de idade, quando regressou a Portugal, após um longo exílio a que se viu forçada por questões políticas, concedeu uma entrevista ao Diário Popular na qual afirmou: «Deixei de ter problemas pessoais. Ultrapassei-os. Mesmo a saúde só me interessa porque quero viver para actuar, para participar no esclarecimento das pessoas e, sobretudo, da Mulher».
Nas suas obras utilizou diversos pseudónimos como, Maria Fonseca, Serrana d’Ayre e Rosa Silvestre.
São especialmente dignos de nota as suas obras na literatura infantil (Maria Cotovia - 1929; A Montanha Maravilhosa - 1933, O Vale dos Encantos - 1942, entre outros).
Como jornalista trabalhou em diversos jornais e revistas como “A Joaninha”, “A Voz”, “Correio da Manhã”, suplemento do jornal O Século intitulado “Modas e Bordados” e na revista “Mulheres”, da qual foi directora.
Publicou, também, alguns romances (O Caminho Luminoso - 1928; Para Além do Amor - 1935, entre outros).
O livro de Maria Lamas, As Mulheres do Meu País, é hoje um clássico da literatura portuguesa e obra incontornável para todos os que se interessam pela história da condição da mulher em Portugal.

Sem comentários: