quarta-feira, setembro 22, 2010

Sei de um rio

Camané (1967) é um fadista português considerado como uma das mais representativas vozes da nova geração do fado.
Com apenas 12 anos ganhou a Grande Noite do Fado. O facto de à época não haver competição em separado para os mais novos, possibilitou-lhe a gravação de um álbum produzido por António Chainho.
Durante alguns anos fez uma interrupção na sua actividade artística. Retomou-a, depois, tendo participado em produções de Filipe La Féria - "Grande Noite"; "Maldita Cocaína" e "Cabaret".
Em 1995, Camané grava o disco "Uma Noite de Fados" com a colaboração de José Mário Branco e, em 1998, edita o álbum "Na Linha da Vida". "Esta Coisa da Alma" é o disco de 2000 e em 2001, lança "Pelo Dia Dentro". Grava, ainda ao vivo, o disco "Como sempre… Como dantes".
A partir de 2004 envolve-se no projecto "Humanos" ao lado de Manuela Azevedo e David Fonseca. Desta parceria resultaram dois álbuns (Humanos e Humanos ao Vivo) e um DVD em Junho de 2005, onde Camané revelou uma grande versatilidade de interpretação. Em 2006, é lançado o DVD "Ao vivo no São Luíz".
O álbum "Sempre de Mim", editado em 2008, marca o regresso aos discos de estúdio. Ainda Camané ao vivo no Coliseu (CD + DVD), em 2009.
Fez também parcerias musicais com os Xutos & Pontapés e com Sérgio Godinho.
Ouça-o agora em Sei de um rio.

Sem comentários: