segunda-feira, setembro 13, 2010

Nenhuma Estrela Caiu

Proponho-lhe que oiça Mísia a cantar o poema de José Saramago - Nenhuma Estrela Caiu.
Mísia (nome artístico) é uma cantora de fado, nascida no Porto, fruto do amor de um português por uma salerosa bailarina espanhola. A sua vida pessoal e artística tem girado entre Portugal e Espanha. Esta mulher de pele branca, cabelo preto, olhos em arco e ar arrojado suscitou, por vezes algum espanto no meio artístico português. Quem era aquela jovem de franja negra e olhos intensos que aparecia a querer saber o que era o fado sem pedir licença a ninguém? Ainda por cima a querer romper com a tradição usando sonoridades e letras pouco vulgares?
Mísia às origens mais formais do fado foi buscar sustentação para se lançar noutros voos. Juntou sonoridades (instrumentos que este género não ouvia há muitos anos - o violoncelo, o acordeão e o piano) e principalmente, descobriu um mundo novo de palavras, rico em liberdades poéticas. Começou a cantar os mais importantes nomes da literatura portuguesa: Lídia Jorge, Mário Cláudio, Eduardo Prado Coelho, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís e José Saramago.
Os discos foram-se sucedendo:"Mísia" (1991); "Fado" (1993); "Tanto menos, tanto mais" (a meio da década de 90) e "Garras dos Sentidos" (1998). Maria João Pires acompanha-a no disco lançado quase de imediato, "Paixões Diagonais" que cruza muitas estreias de autores, tantos nas melodias como nas letras.
A nova década, porém, dá lugar à tradição. Quer fazer uma evocação às casas de fado, aos textos populares, e grava Ritual (em 2001). Carlos Paredes e as suas melodias, que Mísia enche das palavras comovidas de uma verdadeira homenagem ao mestre da guitarra, dão corpo a "Canto", em 2003, premiado pela crítica especializada na Alemanha.
Outras histórias, influências e tradições misturam-se em "Drama Box" (2005): como o tango, o bolero e o fado. Este é um disco repleto de afectos sonoros e cumplicidades artísticas: Fanny Ardant, Miranda Richardson, Ute Lemper, Carmen Maura, Maria de Medeiros e Sophia Calle participam no projecto, depressa transformado em espectáculo ao vivo. Esta procura das emoções que ilustram o "fado" de outras culturas está aliás agora bem presente em "Ruas" (de 2009).
Já agora, sabia que Mísia foi declarada pelo jornal El País, uma das 100 personalidades mais importantes de 2009? Sabia que em Espanha já a chamam de "La Reina Del Nuevo Fado"?
Já agora sabia que há também uma cantora japonesa com o mesmo nome? É verdade! Há mesmo!

Sem comentários: