sexta-feira, setembro 10, 2010

Façam o favor de ser felizes...

Um ano após a sua morte não poderíamos deixar de relembrar Raúl Solnado.
Raúl Solnado nasceu em Lisboa em 1929, tendo falecido em 2009. Foi actor, humorista, apresentador de televisão, produtor e roteirista.
Unanimemente reconhecido como um dos maiores nomes do humor português (quer em
Portugal, quer no estrangeiro), começou a fazer teatro na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul (1947), profissionalizando-se em 1952.
Em 1960 adapta para português um sketch do espanhol Miguel Gila - "A Guerra de 1908" - e, em Outubro de 1961, interpreta-o na revista "Bate o Pé", no Teatro Maria Vitória. A edição em disco deste sketch, juntamente com outro muito popular - "A história da minha vida", bate todos os recordes de vendas.
A sua passagem pela televisão ficou marcada pelos programas "Zip Zip", "A Visita da Cornélia" ou ainda "O Resto São Cantigas".
A RTP preparava o regresso do actor e humorista à televisão, num programa ao lado de Bruno Nogueira, sobre 50 anos de humor em Portugal.
Será para sempre um ícone do povo português e de Portugal. Foi, até à sua morte, Director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas, que fundou juntamente com Armando Cortez (1928-2002), entre outros.
Veja-o agora com Zeloni (no Brasil) no início da carreira. Não perca porque vale muito a pena. Se quiser ver alguns dos seus outros trabalhos, clique aqui e aqui. Entretanto, tal como dizia Solnado, faça o favor de ser feliz!


Sem comentários: