quinta-feira, setembro 09, 2010

Angola: A Segunda Revolução

Vai ser lançado hoje (pela Sextante) mais um livro sobre Angola: Angola: A Segunda Revolução de Jardo Muekalia.
Um relato na primeira pessoa das batalhas travadas em prol da democracia após a independência de Angola.
É mais um documento histórico sobre o pós independência daquele país.
Angola – A Segunda Revolução é o testemunho de Jardo Muekalia, que relembra momentos e personalidades marcantes no processo de democratização do seu país.
Através de uma narrativa atenta e incisiva e de um conjunto de fotografias, Jardo Muekalia dá-nos acesso privilegiado aos bastidores de um país devastado por anos de guerrilha em busca de uma democracia rechaçada por vontades, desacordos e ambições da geração mais velha.

Este é o tipo de livros que nos faz virar as páginas rapidamente para descobrirmos o que vem a seguir. Durante duas décadas considerei o Jardo como um amigo, mas nunca imaginei que fosse capaz de escrever um livro tão impressionante. Este livro deve ser lido em todo o espaço de expressão portuguesa e, eventualmente traduzido para outras línguas… (Jerry Bender,
Professor de Relações Internacionais, Universidade da Califórnia do Sul)

Um texto autobiográfico cativante porque não se limita a narrar e constatar os factos. Analisa com profundidade os eventos, os diferentes contextos nacionais, regionais e internacionais quemarcaram os longos anos da guerra civil em Angola, os protagonistas tanto fora como dentro daUNITA; aborda com um louvável esforço de objectividade e bastante coragem os eventos trágicos mais marcantes e controversos, e bastante falados, que ocorreram no seio do seu partido. Este livro é sem dúvida uma contribuição valiosa para a história política contemporânea de Angola. (Jean-Michel Mabeko-Tali, Historiador e Professor Catedrático de História Africana, Howard University, Washington DC).

Sem comentários: