segunda-feira, julho 26, 2010

Venha descobrir a Peneda - Gerês

Hoje proponho-lhe um pequeno passeio até ao noroeste de Portugal, até ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este parque situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendo fronteira com a Galiza. Abrange os distritos de Braga (Terras de Bouro), Viana do Castelo (Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (Montalegre) numa área total de cerca de 72 000 hectares.
É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até à fronteira espanhola.
Ali existem trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se, ainda, dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.
Se não conhece este Parque Natural, não desperdice a primeira oportunidade que tiver para o fazer. Entretanto vá-se deliciando com a apresentação que escolhi para hoje. Já agora, na sexta-feira haverá mais.

1 comentário:

Nuno disse...

ola!! O nosso Portugal esconde lugares paradisíacos e mágicos!! O parque da pendeda Gerês é um bom exemplo. já tive o privilégio de lá passar uma boas férias em diferentes locais e diferentes alturas
MAs ainda nao descobri o local que aparece na primeira imagem deste post, será que me pode indicar onde fica , e como posso lá chegar?

Obrigado
cumprimentos
Nuno Almeida
nuno.xixa@gmail.com