quarta-feira, julho 07, 2010

Tocar pela Paz

A guerra civil entre o Norte e o Sul do Sudão foi uma das maiores guerras civis registadas nos últimos anos. Mais de dois milhões de pessoas morreram.
Agora a violência voltou, de novo, a aumentar no sul do Sudão. Há o perigo de que as violações dos direitos humanos e a guerra regressem.
Em Janeiro de 2011, daqui a um ano, vai acontecer um referendo para determinar o futuro do Sudão. Assim, há organizações não governamentais que estão a unir esforços, no sentido de apelar aos líderes internacionais, para agir urgentemente no sentido de prevenir o regresso desta horrível violência.
A Plataforma por Darfur (www.pordarfur.org) integra uma série de organizações com preocupações humanitárias para com as pessoas que sofrem naquele país e naquela região. Há quase 3 anos que organizam campanhas de sensibilização para que o Darfur não fique esquecido.
Durante este ano, promovem uma acção global chamada «Sudan 365», que é uma campanha de sensibilização à escala mundial. O objectivo é alertar para o drama que ainda se vive no Darfur, e sobretudo para o referendo que terá lugar no próximo ano e, muito provavelmente, poderá dar origem a uma separação entre o norte e o sul do Sudão. Uma das iniciativas desta grande campanha «Sudan 365» é a produção e a divulgação do vídeo «A Beat for Peace» (uma batida pela paz). Esta foi a forma que encontraram de dar voz a quem não tem voz.
Aqui fica o vídeo, A Beat for Peace, que conta com a participação de músicos de várias partes do mundo.

Sem comentários: