quinta-feira, julho 22, 2010

Que grande buraco!

Os guatemaltecos foram surpreendidos, no início de Junho, por mais um acontecimento insólito. Um buraco abriu no centro da Cidade da Guatemala, arrastando um prédio e uma casa que desapareceram sem deixar rasto. Já tinha acontecido o mesmo em 2007, quando o velho sistema de drenagem cedeu com as chuvas.
O actual aluimento de terras, em forma de buraco redondo, provocou a morte a uma pessoa, segundo avançou, na altura, a Sky News.
As causas para o aluimento parecem ser as mesmas. Foram os efeitos da tempestade Agatha que atingiu o país. Em consequência, o velho sistema de drenagem da capital cedeu. A dimensão da tempestade foi de tal ordem que deu origem a fortes chuvadas e ventos de forte intensidade. Foi o próprio governo guatemalteco que colocou nas redes sociais a fotografia que mostra o buraco gigante que se abriu no centro da Cidade da Guatemala. Naquele local havia um prédio de três andares e uma casa que foram engolidos pela terra. O buraco tinha cerca 60 metros de profundidade e engoliu também uma fábrica de tecidos.
Há várias explicações científicas para este fenómeno. Veja o que diz o professor de geologia e director do Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Lima. Segundo explicou, este tipo de depressão recebe o nome técnico de dolina e o corre em solos onde há rochas calcárias. “Essas rochas são dissolvidas pela passagem da água ao longo de milhares de anos. Às vezes, uma grande caverna desaba na profundidade e, na superfície, surge uma cratera. Geralmente, estas crateras são bastante circulares”, segundo disse.
De acordo com aquele professor, o surgimento desse tipo de cratera é lento. “É mais comum que aconteça devagar, mas o solo pode entrar em colapso e desabar de repente”.
O professor do curso de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Humberto, afirma que a intervenção do homem acelera o desabamento. “Em todo lugar onde há rochas calcárias é possível acontecer este tipo de crateras, mas é um processo lento e natural. No entanto, o homem pode acelerar o processo com intervenções no solo e antecipar o desabamento.”
Ora veja o que aconteceu na Guatemala!

Sem comentários: