quarta-feira, julho 21, 2010

Instead

Madeleine Peyroux (Geórgia - E.U.A.-1974) é uma cantora de jazz que escreve e interpreta as suas próprias composições e letras. Tem um voz muito bonita e sexy. É, por isso, especialmente lembrada pelo estilo vocal, que em muito lembra a inesquecível cantora Billie Holiday.
Viveu também no sul da Califórnia, na cidade de Nova Iorque e em Paris.
Começou a cantar com quinze anos de idade, quando descobriu os artistas de rua, do boémio Quartier Latin, em Paris. Aos 16 anos, passou a fazer parte da The Lost Wandering Blues and Jazz Band. Viajou com este grupo, durante dois anos, pela Europa, interpretando canções de estrelas do Jazz como Fats Waller, Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Bessie Smith, etc. O repertório do seu primeiro álbum, Dreamland (1996) é o resultado de muitas destas experiências. Algumas canções realçam as vantagens de uma vida simples e sem complicações "(Getting Some) Fun Out of Life"; "Always a Use"; "This is Heaven To Me"; "A Little Bit" e "Homeless Happiness".
Neste álbum incluiu, também, canções de Patsy Cline, Holiday e Smith. Peyroux recebeu, então, a alcunha de "Billie Holiday do século XXI".
A revista Time chegou a classificar o álbum como "a mais excitante e envolvente performance vocal feita por uma nova cantora no ano".
Peyroux começou, então a fazer as primeiras partes dos concertos de Sarah McLachlan e Cesária Évora, além de realizar diversas aparições em conceituados festivais de Jazz, como o festival de Montreal, em 1997.
Em 2004, depois de um interregno de oito anos em que viveu no anonimato, lançou o álbum "Careless Love", que a trouxe novamente para a ribalta.
Neste álbum, Peyroux trabalhou com Larry Klein, com quem viria a trabalhar nos seus discos seguintes. Uma das suas adaptações mais conhecidas, "Dance Me To The End of Love", de Leonard Cohen, foi lançada pela primeira vez nesta gravação.
Depois do sucesso de "Careless Love", Madeleine Peyroux voltou ao estúdio e gravou "Half of The Perfect World", lançado em 2006. Desta feita, o álbum tinha quatro temas originais e novas interpretações de músicas de Leonard Cohen ("Blue Alert";"Half the Perfect World"), Tom Waits e Serge Gainsburg.
Em Março de 2009, Peyroux lançou um álbum totalmente composto por originais, Bare Bones.
Ouça-a, agora, em Instead. Se não a conhece não perca esta interpretação. Vale mesmo a pena.

Sem comentários: