sábado, julho 24, 2010

El Rastro

El Rastro de Madrid ou simplesmente El Rastro é um mercado ao ar livre que acontece aos domingos e feriados no centro histórico de Madrid.
Este nome deriva do facto de em tempos recuados, junto ao Rio Manzanares, haver fábricas de curtumes, na Rua Ribeira dos Curtidores, que se localizavam junto ao matadouro. As reses depois de mortas eram arrastadas pelas peles desde o matadouro até às fábricas de curtumes. Este facto, provocava a formação de um enorme rasto de sangue.
Há, ainda, uma obscura lenda que atribui o nome, ao sangue resultante das execuções públicas, pela guilhotina, que ocorriam neste lugar. De qualquer modo, este grande mercado ao ar livre tem a sua origem no século XV.
Hoje em dia El Rastro acontece entre as 9:00 e as 15:00 horas no bairro de Embajadores, no Centro de Madrid. Aí existem cerca de 3.500 postos de venda que se estendem entre a Plaza de Cascorro, a Rua da Ribera de Curtidores, a Rua dos Embajadores, a Ronda de Toledo e a Plaza del Campillo del Mundo Nuevo.
Se gosta de mercados de rua, não pode perder a oportunidade de conhecer El Rastro. É um mercado ao ar livre muito popular, tanto para o turismo como para os moradores da cidade.
Ali, poderá encontrar desde antiquários a vendedores de móveis, de objetos decorativos, de tecidos, de discos,de peles, de roupas e de complementos, de bijuteria e de artesanato. El Rastro é conhecido sobretudo pela venda de objectos e roupas em segunda mão, mas também é possível adquirir artigos novos.
A rua de San Cayetano é o espaço dos artistas. Nela encontra quadros originais ou reproduções de obras de arte.
Depois de terminar a visita e as compras, uma óptima idéia é seguir a tradição madrilena e procurar um bar de tapas (aperitivos) no animado bairro La Latina.

Sem comentários: