sábado, julho 10, 2010

Dançar a Vida

Na época que antecede a reprodução, os animais manifestam determinados comportamentos (sinais odoríferos, visuais e sonoros) para comunicarem e chamarem a atenção do sexo oposto (combates, bailados e oferta de presentes). A este conjunto de comportamentos que manifestam antes, durante e após o acasalamento chama-se parada nupcial. Nas aves esses comportamentos são muito frequentes e conhecidos. As etapas da parada nupcial são: a comunicação, o reconhecimento e o acasalamento.
É vulgar ouvir-se a expressão "parecem dois pombinhos" que remete para a parada nupcial do pombo. Algumas aves fazem exibições mais simples enquanto outras são muito elaboradas. Quase toda a gente conhece a exibição do peru e a forma como o pavão exibe as suas penas coloridas. É também frequente, entre as aves, a execução de bailados e a oferta da presentes coloridos ou de alimentos às fêmeas.
Os machos da família das aves são muito "amorosos". Não lhes faltam formas de mostrarem às fêmeas o seu interesse, a sua habilidade e a sua beleza. Muitas vezes o entusiasmo dos machos é tanto que lutam entre si. As paradas nupciais mais conhecidas são: as do mergulhão-de-crista, das aves do paraíso (clique aqui) ou as dos cisnes, etc.
Ora veja aqui alguns exemplos.

Sem comentários: