terça-feira, junho 29, 2010

S.Pedro

Hoje dia de S. Pedro encerra-se o ciclo das festas dos santos populares.
O momento mais importante da festa deste santo popular ocorre na noite de 28 para 29 de Junho. Nesta noite canta-se, dança-se e comem-se sardinhas assadas à volta das fogueiras, num ambiente de folguedos e alegria que se prolonga pela noite dentro. Os principais protagonistas destes festejos são os vários bairros populares das cidades portuguesas ou as localidades que têm S. Pedro como santo padroeiro. Aí se organizam os tronos, os bailes e as actuações das rusgas.
Contudo, esta é talvez a devoção festiva menos celebrada.
Pedro (século I a.C., Betsaida, Galiléia — cerca de 67 d.C., Roma) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, de acordo com o Novo Testamento. Antes de se tornar apóstolo era conhecido como Simão e era pescador. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica. Segundo a Bíblia, Cristo mudou o nome de Simão para Pedro, que em aramaico significa "pedra"ou "rocha".
A sua vida continua a ser objecto de investigação e o túmulo deste santo está localizado na Basílica de São Pedro no Vaticano. A descoberta do mesmo é recente (em 1950), após anos de meticulosa investigação.

Rusga, trono e fogueira
Só assim é tradição
Só assim é que há S. Pedro
É esta a nossa razão.

Sem comentários: