domingo, junho 13, 2010

Cheira Bem, Cheira a Lisboa...

Junho é o mês dos Santos Populares (13 é dia de Santo António, 24 de São João e 29 de São Pedro). Lisboa está em festa. Há concertos e há espectáculos. Os arraiais populares acontecem por toda a cidade.
Nos bairros populares (Alfama, Madragoa, Bica, Mouraria, Castelo, etc.), tal como manda a tradição, não faltam a sardinha assada, o caldo verde, o pão com chouriço, os manjericos, o vinho tinto, a música e muita animação.
O santo padroeiro da cidade de Lisboa é São Vicente. Contudo, talvez porque o dia da cidade ocorra a 13 de Junho, dia de Santo António (santo casamenteiro), este seja o santo mais festejado.
Em Lisboa, celebra-se a faceta de casamenteiro deste santo de 12 para 13 de Junho. A tarde de dia 12 é a tarde do casamento das noivas de Santo António.
A noite de Santo António é uma noite de grande alegria. Decoram-se as ruas com arcos e balões de papel às cores. Há bailaricos nos pequenos largos e praças dos bairros mais populares.
Um dos outros pontos altos das Festas de Santo António são as Marchas Populares, que representam os diversos bairros lisboetas. Este acontecimento leva milhares de espectadores á Avenida da Liberdade.
As Marchas Populares são uma antiga tradição portuguesa, que decorre a 12 de Junho. Pensa-se que, em Lisboa, já se realizavam marchas no século XVIII. Contudo, as Marchas Populares de Lisboa, tal como as conhecemos hoje, remontam a 1932, tendo-se transformado num dos grandes acontecimentos das festas da cidade de Lisboa.
Depois dos desfiles na avenida, a festa acaba nos arraiais montados nos mais típicos bairros de Lisboa, em especial em Alfama e na Madragoa, onde o centro das celebrações é a sardinha assada, os pimentos, o vinho tinto e a sangria.
Lisboa hoje está em festa. Assista agora ao vídeo que escolhi para hoje, onde na voz de Amália Rodrigues, pode ouvir uma das mais bonitas marchas sobre Lisboa: Cheira Bem, Cheira a Lisboa.

Sem comentários: