terça-feira, junho 15, 2010

Celebrar em Festa…Um Ano de Trabalho!

O culminar de um ano de intenso trabalho de alunos, encarregados de educação, professores e funcionários, aconteceu no dia 27 de Maio com O Dia da Escola. O envolvimento de todos foi fundamental para o sucesso desta iniciativa.
A escola é um local de aprendizagem, frequentemente, feita dentro das salas de aula. Mas, a aprendizagem pode e deve ser feita noutros espaços e servir-se de diversos meios, instrumentos, técnicas e expressões. As visitas de estudo, as idas ao teatro e ao cinema, o assistir a palestras, o participar/organizar debates, o participar e concorrer a projectos são outras importantes e fundamentais maneiras de se aprender.
O Dia da Escola serve exactamente este fim. É uma forma de se aprender de outro modo: aí aprende-se com o exemplo, o relato e a demonstração… apercebendo-se do trabalho que alunos e professores desenvolveram ao longo do ano.
Os diferentes pavilhões da escola engalanaram-se e mostraram actividades diversas sobre o ambiente, a cidadania, as artes, a saúde e as multi-actividades. Houve teatro, projecção de filmes e apresentações em "power point", karaoke, jogos de Matemática, "peddy paper", etc. E foram muitas as exposições:
• saúde, actividades desportivas, alimentação, sexualidade, Conhecer os Outros, Holocausto, bairros problemáticos, integração social, espécies vegetais (na estufa), reciclagem e eficiência energética, etc.
Houve palestras organizadas quer por encarregados de educação quer por diversas instituições de Ensino Superior da cidade. Houve música e danças africanas, houve passagem de modelos do grupo de alunos que concorreu ao projecto “Reutilizar é Fashion” e entrega de prémios aos que se distinguiram ao longo do ano em diversas actividades e áreas e aqueles que se distinguiram pelo seu desempenho nas actividades que integravam o próprio Dia da Escola (do "karaoke" ao "peddy papper"). Prémios só tornados possíveis pela colaboração da Junta de Freguesia do Lumiar e de outros patrocinadores.
Deve aqui ser sublinhada a participação activa de alunos e professores em diversos projectos (com repercussão interna e externa): Eco-Escolas; Entre Palavras, "Monit", "Twist"; "Reutilizar é Fashion", PES, CEF de Jardinagem (limpeza da Estufa) e de Carpinteiros de Limpos (exposição de trabalhos e colaboração na manutenção das instalações da escola). Estão todos de parabéns, porque a Escola é também um espaço de Cidadania.
O Dia da Escola começou com o hastear da Bandeira Verde do Projecto Eco-Escolas e terminou com a pequena peça de teatro, oferecida à escola pela Junta de Freguesia do Lumiar, através do grupo CAFO. Sem esquecer o lanche (oferecido pela Comissão provisória da Associação de Pais) e a apresentação de um grupo da Tuna Académica da Universidade Nova de Lisboa.
Participaram também neste dia, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, a Dr.ª Isabel Pereira (vogal da Educação da Junta), os idosos da Carmoteca (Igreja da Nª Sr.ª do Carmo) e crianças da Escola Primária e ainda representantes do Colégio de Santa Doroteia e da Escola Lindley Cintra. Porque a Escola é também um Espaço Aberto à Comunidade.
Mas foi também um verdadeiro dia de Festa. Porque a Escola também deve ser um espaço de alegria.
A todos os que contribuíram, de forma mais ou menos anónima para que este dia fosse um sucesso, os nossos parabéns e o nosso muito obrigado. Porque todos somos a Escola.


Sem comentários: