quinta-feira, maio 20, 2010

O País Basco

O País Basco que significa literalmente "terra do euskara" é uma região histórico-cultural localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França.
É cortada pela cadeia montanhosa dos Pirenéus e banhada pelo Golfo da Biscaia.
As montanhas predominam nesta região, destacando-se os Montes Bascos e a imponente Serra Cantábrica a sul. Apresenta características climáticas variadas: na vertente atlântica, a norte, predomina o clima subatlântico, um clima submediterrâneo no extremo Sul enquanto que na depressão do Ebro e Rioja Alavesa um clima do tipo continental.
O País Basco ou Euskadi é uma das 17 comunidades autónomas de Espanha e possui "Nacionalidade Histórica" reconhecida pela Constituição Espanhola.
A sua denominação oficial é Comunidad Autónoma del País Vasco ou Euskal Autonomia Erkidegoa. Os nacionalistas bascos consideram este território, o "País Basco do Sul" (ou Hegoalde), como parte da nação basca em conjunto com a Comunidade Foral de Navarra (Nafarroa), também em Espanha e, três partes do departamento francês dos Pirineus Atlânticos, nomeadamente, Sola (Zuberoa) Lapurdi e Baixa Navarra (Nafarroa Beherea), que formam o "País Basco do Norte" (Iparralde) ou "País Basco francês".
O País Basco espanhol está dividido em três províncias: Álava (Araba), Biscaia (Bizkaia) e Guipúscoa (Gipuzkoa).
As principais cidades bascas são: Bilbao/Bilbo (a mais populosa), Donostia/San Sebastian, Gasteiz/Vitória (a capital política de Euskara/Pais Basco).
A região basca tem uma língua e cultura próprias. No país basco existe um movimento nacionalista desde finais do século XIX. A campanha dos grupos radicais pela independência cresce com a fundação, em 1959, do grupo separatista ETA (considerado como organização terrorista por vários governos mundiais), em plena ditadura do Generalíssimo Franco (1939–1975). Com a constituição espanhola de 1978, o País Basco conquistou um alto grau de autonomia. A maior parte do movimento depôs as armas, criando partidos legais. Contudo, alguns sectores e activistas da ETA, decidiram continuar a sua luta, utilizando a violência como meio de coação e intimidação.
Aprecie, agora, uma apresentação elaborada por alunas do 12º sobre este conflito regional.

Sem comentários: