domingo, maio 16, 2010

Capitais da Violência

Hoje vai ficar a conhecer as dez cidades mais violentas do mundo. Estas cidades são sinónimo de perigo, insegurança e morte. Não devem, por isso, fazer parte dos melhores roteiros turísticos. Se está a pensar tirar umas férias para algum deste destinos, é melhor pensar duas vezes.
Para se medir o grau de violência das cidades tem-se em conta o número de homícidios por cada 100 mil habitantes. Assim, foi elaborada, recentemente no México, uma lista com as dez cidades mais violentas do mundo (e acredite o Rio de Janeiro não está nessa lista).Veja, agora, as cidades onde a violência, a morte e o roubo são altíssimos.
1º - Ciudad Juárez (México)
É a "capital da violência", por excelência. É conhecida pelas guerras entre cartéis de droga e pelo crime organizado associado ao narcotráfico. Em 2009, foram assassinadas 2.658 pessoas, por estarem relacionadas com esses problemas. Só nos primeiros dez dias de Janeiro deste ano, foram mortas 100 pessoas associadas a processos relacionados com o crime organizado.
2º - Caracas (Venezuela)
Os homicídios na capital da Venezuela aumentaram desde que o presidente Hugo Chávez tomou o poder. Em apenas dez dias, depois do Natal de 2009, 220 pessoas foram assassinadas em Caracas.
3º - Nova Orleães (EUA)
Nova Orleães localiza-se no estado do Louisiana. Neste estado jovens e corrupção andam de mãos dadas devido ao envolvimento com o tráfico de droga. A ineficácia do sistema judicial é a principal causa apontada para que esta seja a cidade mais violenta dos EUA.
4º - Tijuana (México)
A sexta maior cidade mexicana é conhecida pelas lutas entre bandos rivais que procuram o controlo do narcotráfico. Ao todo, 15.000 pessoas já morreram desde que o presidente Felipe Caldéron declarou guerra ao narcotráfico.
5º - Cidade do Cabo (África do Sul)
A xenofobia e o ataque a imigrantes marcam o dia-a-dia desta cidade. Os graves problemas de saúde pública e os crimes relacionados com droga são também uma constante.
6º- Port Moresby (Nova Guiné)
A capital da Papua - Nova Guiné, vive sob as rédeas da violência e criminalidade juvenil. Em 2009 houve 54 homicidios por 100.000 habitantes. A corrupção e o desemprego são também problemas graves que afectam este país.
7º - São Salvador (El Salvador)
Uma onda de criminalidade afecta a cidade e o país. Em 2009, 4.365 pessoas foram mortas. Este foi o número mais alto registado nos últimos dez anos. A cidade é ainda conhecida pela criminalidade e tráfico de armas.
8º- Medellín (Colômbia)
Aqui, impera o narcotráfico. Em 2009, a Colômbia registou a taxa de homicídio mais baixa em 27 anos, mas nesta cidade as mortes aumentaram. No ano passado, 15.817 pessoas foram mortas.
Esta cidade ficou associada ao cartel de Medellín liderado por Pablo Escobar. O cartel perdeu muito da sua força e influência após a captura e morte de muitos dos seus líderes o que o levou a desaparecer. A partir daí o governo tem procurado melhorar a imagem da cidade.
9º - Baltimore (EUA)
A maior cidade do estado de Maryland registou 45 homicídios por cada 100.000 habitantes, em 2009. Esta é a segunda metrópole mais mortífera dos EUA. Apenas o centro da cidade é considerado relativamente seguro.
10º - Bagdade (Iraque)
A capital do Iraque tem sido palco de várias guerras nos últimos anos. Em 2009, a violência matou 4.497 civis, sendo este, ainda assim, o número mais baixo desde 2003.
Aqui tem as dez cidades mais violentas do mundo. Cinco cidades latino-americanas figuram neste top ten, ao mesmo tempo que nenhuma metrópole europeia é referida.

Sem comentários: