sexta-feira, maio 07, 2010

Calçada dos Gigantes

A Calçada dos Gigantes é a designação dada a um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas. Esta formação geológica resultou de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 60 milhões de anos. Fica numa área de basalto compacto. A actividade vulcânica nessa área, fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário (a uma temperatura média de mais de 1000°C). Quando entrou em contato com o ar, arrefeceu e solidificou.
Formaram-se, assim, milhares de colunas verticais de pedra. Podem atingir até 6 metros de altura e ter cada uma entre 38 cm a 51 cm de largura. Os topos são planos e podem ter seis ou mais lados. Por serem tão uniformes, os topos das mesmas parecem encaixar-se como favos. Devido à sua aparência, a Calçada dos Gigantes, lembra uma rua pavimentada com pedras arredondadas, que varia de vinte a trinta metros de largura.
Esta formação está localizada na costa nordeste da Irlanda, a cerca de 3 km a norte da vila de Bushmills, no condado de Antrim, Irlanda do Norte. Foi declarada como Património da Humanidade pela UNESCO, em 1986, sob o nome de Calçada dos Gigantes e sua Costa, e como Reserva Natural em 1987.
A Calçada dos Gigantes, também é conhecida, de uma forma peculiar no álbum da banda britânica de rock, Led Zeppelin, no seu álbum Houses of the Holy.
Este é um dos exemplos deste tipo de formações. No entanto, existem outros, quer em Portugal (Porto Santo), quer nos E.U.A. Aí, não poderia deixar de referir o maior e mais conhecido, situado no Wyoming: A Torre do Diabo.

Sem comentários: