sábado, maio 22, 2010

A Biodiversidade É Vida

Hoje é o Dia Mundial da Biodiversidade. Mas, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010, como o Ano Internacional da Biodiversidade.
A ONU pretende chamar a atenção para a perda de biodiversidade e a recuperação dos habitats e sistemas naturais.
A biodiversidade é importante para o bem estar humano. A actual taxa de perda de biodiversidade é muito grave. Precisamos de trabalhar todos juntos para deter esta perda.
A diversidade de animais (fauna), plantas (flora) e microrganismos tem de ser mantida para que a nossa sobrevivência não fique em perigo e para que exista equilíbrio na natureza.
A harmonia na natureza está cada vez mais ameaçada. As actividades humanas e as alterações climáticas são as grandes responsáveis pela perda da biodiversidade. Muitos animais e plantas estão em perigo de desaparecer e outros estão em risco de extinção. Se não fizermos nada, grande parte da biodiversidade que nos rodeia irá desaparecer.
A biodiversidade é uma enorme riqueza porque nos dá alimentos (colheitas, animais domésticos, recursos florestais e peixes), fibras para roupas, madeira para construções, energia, medicamentos e produtos farmacêuticos.
A biodiversidade favorece a fertilidade do solo, a purificação do ar e da água, o equilíbrio do clima, permite o controlo de inundações, de secas e de outros desastres ambientais.
Como 2010 é o ano internacional da biodiversidade o Discovery Channel lançou no dia 18 de Março a série Vida, um documentário com 10 episódios, filmados em alta definição, em parceria com a BBC. A série tem imagens fantásticas da natureza e do planeta. No nosso país o ano da biodiversidade é comemorado com actividades realizadas por diversos organismos, instituições (como por exemplo escolas) e empresas.
Veja, agora, a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o Ano Internacional da Biodiversidade.



Mensaje de bienvenida del Secretario General de la ONU para el Año Internacional de la Diversidad Biológica 2010 from CBD on Vimeo.

Sem comentários: