domingo, abril 11, 2010

Penínsulas & Continentes

Maria de Medeiros é uma das figuras mais respeitadas da cultura portuguesa. Maria é reconhecida, internacionalmente, como actriz, realizadora e cantora. É neste capítulo que nos volta a surpreender com a edição do segundo álbum de originais.
O novo álbum de Maria de Medeiros, é uma viagem musical entre as Penínsulas Ibérica e Itálica e os Continentes Americanos e Africano. O título do álbum não poderia ser outro: Penínsulas e Continentes.
Das penínsulas latinas da Europa partiram poemas, melodias, talentos, sentimentos. E dos imensos continentes africano e americanos chegaram ritmos, dinâmicas, nostalgias e influências. Penínsulas & Continentes explora, assim, esses ecos mútuos.
Assim, ao poema de um trovador medieval de língua valenciana responde um lamento angolano em kimbundo, que encontra um eco numa balada do compositor português José Afonso, que por sua vez parece dialogar directamente com o poeta chileno Victor Jara.
Visitam-se os clássicos de Nino Rota - "La Dolce Vita" ou "Speak Softly Love" (Il Padrino). Canções de resistência de Victor Jara e José Afonso cruzam-se com temas africanos de Waldemar Bastos e Duo Ouro Negro e canções do rock brasileiro e espanhol, de Lenine e El Último de La Fila.
Para além da música, as próprias línguas criam uma trama melódica: português, espanhol, italiano, catalão, inglês... Línguas das penínsulas e dos continentes. Mensagens, murmúrios, gritos, suspiros, risos formam um tecido de sentimentos numa viagem intercontinental.
Maria de Medeiros faz-se acompanhar ao piano por Pascal Salmon e ainda por Edmundo Carneiro e Rubem Dantas (percussão), Bruno Rousselet (contrabaixo), Manuel Martínez del Fresno (violoncelo), Ricardo Feijão (baixo eléctrico) e Itacyr Bocato (trombone).
Aqui fica o convite a esta travessia intercontinental, explorando esses intercâmbios e ecos mútuos, conduzido por uma das mais carismáticas vozes da música actual.

Sem comentários: