quarta-feira, abril 14, 2010

O Arquipélago da Insónia

António Lobo Antunes é um autor que dispensa apresentações. Lobo Antunes é um médico especializado em psiquiatria que se dedicou à escrita e se transformou numa figura incontornável da literatura portuguesa.
O Arquipélago da Insónia de António Lobo Antunes é um livro de 2008. Neste livro o autor regressa geograficamente a dois panoramas naturais que lhe dão prazer: o bucólico interior de um Ribatejo cujo rio que o atravessa desagua na Trafaria. É aqui, nestas duas localizações, que prende as personagens ao correr de uma divisão em três partes e fá-lo em 263 concisas páginas.
"Começamos por uma casa, pelo sentimento uma força em exercício, um poder que vem de há muito tempo, quando essa casa era igual mas era uma herdade, um latifúndio, quando nada faltava – a família, as empregadas na cozinha, o feitor, os campos, a vila ao fundo, e a voz do avô a comandar o mundo. Agora há fotografias no Alentejo em vez de pessoas, e há objectos, cientes que também acabarão sem ninguém, há memórias de quem dorme, ou morreu, mortos que não sabem se a vida foi vida, há os irmãos, um é autista, e a imagem da mãe muito nítida, sempre de costas “(alguma vez a vi sem ser de costas para mim?)".
Mas, se ainda não lhe abri o apetite para mais uma leitura, ouça o que o autor tem a dizer sobre a sua obra, assistindo ao vídeo que seleccionei para hoje.


Sem comentários: