sábado, maio 08, 2010

O Conflito da Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte é uma nação constituinte do Reino Unido, a única não-situada na Grã-Bretanha. Localiza-se, como o seu nome sugere, no norte da Ilha da Irlanda que divide com a República da Irlanda, que é um país independente e soberano.
O aspecto mais importante da geografia da Irlanda do Norte é o Lago Neagh, que tem 392 km² de área. É, assim, o maior lago de água fresca das ilhas britânicas. Um segundo sistema de lagos bastante extenso é formado pelos lagos Erne Superior e Inferior, em Fermanagh.
O relevo caracteriza-se pela existência de muitos planaltos , que têm grandes reservas de ouro, granito e basalto. O ponto mais alto é o Slieve Donard, em Mournes, com 848m. A actividade vulcânica que criou o planalto de Antrim também formou a famosa Calçada do Gigante ou de Gigantes.
Todo o país tem clima temperado marítimo. As chuvas abundantes abastecem os rios Bann, Foyle e Blackwater que dão origem a planícies férteis. O vale do rio Lagan é dominado por Belfast, cuja área metropolitana inclui mais de um terço da população da Irlanda do Norte. Esta região tem uma forte urbanização e uma industrialização pesada que se estende ao longo do vale Lagan e das margens do lago Belfast.
O conflito da Irlanda do Norte é um conflito muito antigo e complexo. Algumas das suas causas remontam aos séculos XII e XVI enquanto outras se situam em factos ocorridos mais recentemente.
Em 1921, o governo britânico liderado por David Lloyd George aprovou uma lei, criando duas Irlandas com autonomia interna: a Irlanda do Norte, que continuaria sob o domínio do Reino Unido, e a República da Irlanda (também conhecida como Eire), independente.
Nos anos 60, as acções do IRA (Exército Republicano Irlndês) e uma campanha de violência dos unionistas, levaram a Irlanda do Norte à beira de uma guerra civil. Nos anos 70 e 80, extremistas de ambos os lados cometeram diversos assassinatos em massa, geralmente, envolvendo civis inocentes.
Recentemente, a Irlanda do Norte passou por uma variedade grande de rivalidades entre diferentes comunidades (nacionalistas republicanos e unionistas). No entanto, partir de 2000, o clima de mudança no país foi notório. Esta mudança acentuou-se após a visita da Rainha Elizabeth II aos Prédios do Parlamento em Stormont, onde conversou acerca dos direitos dos irlandeses do norte que têm reclamado, ao longo das últimas décadas, tratamento idêntico ao dos britânicos.
Se quiser saber um pouco mais sobre este conflito, assista à apresentação elaborada por alunos do 12º C.

Sem comentários: