quarta-feira, março 31, 2010

O Convento

A fundação deste antigo convento (século XVII-XVIII) deveu-se ao voto de agradecimento, que a Rainha D. Luísa de Gusmão fez, pelo facto do rei D. João IV ter saído ileso da tentativa de regicídio de que foi alvo, em 1647.
O autor do atentado, Domingos Leite Pereira, terá aproveitado a procissão do Corpo de Deus, Corpus Christi, que decorria na zona da actual Rua dos Fanqueiros, para tentar disparar contra o rei, mas falhou na tentativa e fugiu para Madrid.
As obras de construção do convento tiveram início em 1648. O Convento de Corpus Christi foi consagrado em 1661, sendo entregue aos frades carmelitas descalços de Santo Alberto ou dos Torneiros, porque o convento era vizinho da antiga Rua da Tanoaria.
Destruído em 1755 pelo terramoto e pelo consequente incêndio, sobreviveram parte do corpo da igreja e alguns espaços conventuais, que foram adaptados à estrutura arquitectónica e às ordens impostas para a reconstrução da baixa da cidade e implementadas pelos arquitectos da Casa do Risco.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o convento foi vendido e transformado em habitação e arrendamento comercial.
A original igreja de planta circular com o zimbório octogonal encimado por um pináculo é ainda hoje visível , bem como o portal da entrada da igreja, hoje convertido em acesso a um prédio típico da baixa lisboeta. (localização - Rua de São Nicolau nº 2-16, Rua dos Fanqueiros nº 113-117, Rua dos Douradores nº 50-62 - na Freguesia de São Nicolau).
Aprecie o que resta deste convento e passeie em Lisboa através de mais um episódio de "Lisboa Debaixo de Terra).



Sem comentários: