terça-feira, março 16, 2010

Nelson Mandela

''Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, pela sua origem ou pela sua religião. Para odiar, as pessoas precisam de aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois, o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta''.
Nelson Mandela

Nelson Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de Julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela esteve preso de 1964 a 1990. Nesses 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e foi responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.
A partir deste ano, será celebrado em 18 de Julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.
"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até ao fim dos meus dias."
"A educação é a arma mais forte que pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela

Sem comentários: