terça-feira, março 09, 2010

A MUDANÇA ESTÁ PERTO!

“A mais fiel de todas as companheiras da alma é a esperança.”
(Pe. António Vieira)

“Ainda que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...”
(Saint-Exupéry)

“Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo.”
(Liang Tzu)

A Mudança Está Perto!

Em que ano foi fundada a Comunidade Vida e Paz? Quem a fundou? Como foi fundada?
Esta comunidade foi fundada a 17 de Abril de 1989, pela Irmã Maria. A irmã Maria (religiosa Católica) ao passar pela rua apercebeu-se da existência de Sem – Abrigo. Então, juntou um grupo de voluntários para fazer umas sandes para distribuir pelas pessoas que estavam na rua.
Qual é a origem do nome?
A origem do nome (não sei ao certo). A palavra Comunidade vem do facto das pessoas ao serem acolhidas pela Comunidade Vida e Paz, passarem a interagir em comunidade, com os técnicos, voluntários e com os as outras pessoas que estão também a ser ajudadas.
Qual é a missão desta comunidade?
A Missão é a Reintegração Social. (Ajudar todos aqueles que mais precisam, recebê-los e acolhê-los.)
Que projectos é que têm?
Um dos projectos que está agora a decorrer tem a ver com a gestão dos voluntários – a Comunidade dispõem de 528 voluntários. Temos como objectivos melhorar as infra – estruturas e a instrução dos voluntários.
Outro projecto é o surgimento da 4º Volta. Esta volta implica mais uma equipa de rua nocturna que começa às 21h30 e termina 03h00 da manhã. Qual é o porquê de mais uma volta? Percebemos que não se estava a conseguir chegar ao objectivo, que é não só dar um saco com uma refeição , mas também estar com os Sem – Abrigo (conversar , passar mais tempo com eles), o que não estava a ser conseguido , devido às 3 voltas serem muito longas (grande percurso com muitas paragens ), e não existir tempo suficiente para estar com eles. Mas, também, por falta de meios – era necessária mais uma carrinha. E com a ajuda de uma empresa conseguimos isto a partir de 6 de Janeiro (Dia de Reis).
Quais são os apoios da instituição?
As ajudas/apoios que a Comunidade Vida e Paz teve, inicialmente, para se erguer, vieram de Fundos Comunitários, do Programa da Luta Contra a Pobreza e de doações de particulares. Actualmente os apoios são dados pela Segurança Social, pelo Instituto das Drogas e Tóxicodependência (IDT), e ainda através de doações de particulares e de doações de empresas.
Que pessoas é que a Comunidade Vida e Paz ajuda?
Toda a gente que não se consegue integrar. A Comunidade Vida e Paz ajuda pessoas com problemas de tóxicodependência (que são uma grande percentagem) , pessoas afectadas pelo desemprego, famílias desestruturadas, pessoas com problemas psíquicos como a esquizofrenia, etc. Grande parte são portugueses. Sente-se uma quebra no Verão (no nº de pessoas que se encontram na rua), devido ao emprego sazonal. Existem, também, os novos Sem – Abrigo, pessoas desempregadas, idosos com reformas baixas, etc. Estas pessoas apesar de terem casa, falta-lhes outras condições básicas de vida, nomeadamente, a alimentação.
De que forma é que a Comunidade Vida e Paz , integra estas pessoas na vida social?
Cada pessoa fica a cargo de um técnico que fica encarregue de ajudar a resolver todos os problemas que a pessoa tenha. Se o técnico vir que a CVP não é a instituição mais adequada, nós encaminhamos para outra Instituição adequada aquele caso, para que a pessoa seja ajudada segundo as suas necessidades.
As pessoas que são ajudadas pela CVP, têm ajuda médica e cursos de formação técnico – profissional , para que possam ser reintegradas na sociedade.
A Comunidade Vida e Paz tem três Centros de Recuperação de Álcool e Drogas, e um Centro de Reabilitação para idosos.

A Comunidade funciona segundo o lema – ADORAÇÃO, COMPAIXÃO E EVANGELIZAÇÃO.
Extractos de uma entrevista realizada, no âmbito da Área de Projecto, à Dra. Isabel Oliveira, responsável pelo voluntariado na Comunidade Vida e Paz.
Maria João Martins, nº8, 12ºC
Maria Sara Pereira, nº9, 12ºC

Sem comentários: