quarta-feira, março 24, 2010

Júlio Verne

Júlio Verne, (1828 - 1905) foi um escritor francês.Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de um família burguesa de Nantes. É considerado por alguns críticos literários o precursor do género de ficção científica.Os seus livros falam sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, as máquinas voadoras e a viagem à Lua.
O pai mandou-o para Paris para estudar Direito, mas, ali começou a interessar-se mais pelo teatro do que pelas leis, tendo escrito alguns libretos de operetas e pequenas histórias de viagens. É também em Paris que conhece os escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo.
O primeiro grande sucesso de Júlio Verne foi Cinco Semanas Num Balão. Este livro rendeu-lhe fama e dinheiro. A sua produção literária continuou a partir daqui num ritmo acelerado. Quase todos os anos publicava um novo livro, que era quase sempre um grandes sucesso. Dentre eles encontram-se: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, Da Terra à Lua, Robur - O Conquistador.
O seu último livro publicado(póstumamente) foi Paris no Século XX.
Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.

Sem comentários: