quinta-feira, março 18, 2010

A Guerra Civil na Colômbia

A Colômbia é um país da América do Sul. Faz fronteira a norte com o Mar das Caraíbas, a leste com a Venezuela e o Brasil, a sul com o Peru e o Equador e a oeste com o Oceano Pacífico e o Panamá. É o segundo país mais populoso da América do Sul, com aproximadamente 45 milhões de habitantes.
Bogotá,a capital, possui quase sete milhões de habitantes e é a maior cidade do país e uma das mais populosas da América do Sul e do mundo.
O conflito colombiano é um dos mais antigos da América Latina. Deriva da disputa pelo poder entre liberais, conservadores e socialistas.
Os liberais aliaram-se aos sectores socialistas numa guerra civil contra os conservadores que durou 16 anos, de 1948 a 1964.
Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela revolução cubana, os liberais aliam-se aos conservadores e apoiam o envio de tropas para o povoado de Marquetália. Os camponeses comunistas, na fuga para as regiões montonhosas da selva, constituem as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia(FARC).
Sob a liderança de Manuel Marulanda,as Farc nos anos 60 tinham como objectivo lutar pela criação de um estado marxista. Contudo, outros grupos de esquerda - como o guevarista Exército de Libertação Nacional (ELN) - e milícias de extrema direita entram no conflito. A partir dos anos 80, a Guerra Cívil ganha um novo protagonista: o tráfico de drogas. As FARC-EP financiam a luta armada à custa dos serviços de protecção vendidos aos traficantes e tanto as FARC quanto o ELN financiam a sua luta à custa do sequestro de civis. A violência já matou cerca de 30 mil pessoas desde os anos 60 e tem dado origem a maciças migrações internas.
A Guerra Civil colombiana é um conflito problemático sem solução definitiva, reflectindo-se as suas consequências até hoje no cenário político da Colômbia.
Agora, veja a apresentação que os alunos do 12º ano (B), elaboraram sobre este tema.

Sem comentários: