sábado, março 13, 2010

Conflitos

O fim da Guerra Fria gerou muitas expectativas sobre o início de uma nova era de ordem e estabilidade nos assuntos mundiais. Todavia, tem-se caracterizado por instabilidade e violência, especialmente no mundo em desenvolvimento.
O fim da Guerra Fria conduziu, assim à (re)emergência de conflitos regionais. Podemos, então, na actualidade, identificar várias categorias de conflitos: conflitos étnicos (Ruanda e Somália); guerras nacionalistas (tchétchenos, tâmiles, bósnios, israelitas e palestinianos, etc); os conflitos associados ao narcotráfico (Colômbia) ou outros tráficos ilícitos (prostituição, mão-de-obra, órgãos humanos, armamento nuclear e convencional); as guerras revolucionárias (dos índios Chiapas no México) e ainda as tensões devidas a movimentos sociais (como o dos "Sem Terra" no Brasil). Para além destes conflitos ainda existem as guerras da religião (fundamentalismos) e as guerras da água.
A partir de hoje vamos ver algumas apresentações, sobre alguns destes conflitos, elaboradas pelos alunos de Geografia do 12º ano.
O ponto de partida é um dos mais complexos: o conflito Israelo-palestiniano.
Aqui fica o ponto de vista destes alunos. Não perca.

Sem comentários: