quinta-feira, março 04, 2010

Cabo Verde

Cabo Verde é um país africano que faz parte da comunidade lusófona. É um arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, no Senegal. Tem como outros vizinhos a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau. O que é interessante é que o Cabo Verde que lhe dá nome não se situa neste país, mas, no Senegal.
O clima deste arquipélago é árido ou semi-árido.
Cabo Verde foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes que estava ao serviço da coroa portuguesa. Este navegador encontrou estas ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.
As 10 ilhas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m. Só 9 das 10 ilhas são habitadas. As ilhas do Barlavento são
Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista e ilhéus desabitados. As ilhas de Sotavento são: Maio, Santiago, Fogo e Brava e mais alguns ilhéus. As maiores ilhas são a de Santiago a sueste, onde se situa a cidade da Praia, que é a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. A cidade da Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.
O povo caboverdiano resulta da mistura de europeus e africanos o que lhe proporcionou características muito próprias e uma cultura e língua materna diferentes dos restantes PALOP.
O país tem muitos emigrantes espalhados pelo mundo (em especial nos EUA e em Portugal) que contribuem com remessas financeiras significativas para o seu país de origem. O turismo começa a ser uma fonte de receita importante. As principais ilhas turísticas são a Ilha do Sal e a Ilha da Boa Vista. Aprecie agora a apresentação que escolhi para hoje.


Sem comentários: