sábado, fevereiro 13, 2010

O Azul de Picasso

O Período Azul de Picasso ocorreu entre 1901 e 1904. Nesta fase o artista retratou pessoas infelizes pintadas em tons de azul, evocando sentimentos de tristeza e alienação. Acredita-se que este momento tenha sido influenciado pelo suicídio de seu amigo Casagemas, ocorrido em 1901.
Em 1904, Picasso iniciou o seu Período Rosa (que transmitia muito optimismo)influenciado pelo primeiro de muitos amores (Fernande Olivier) que serviram de inspiração à sua obra.
Em 1906, Picasso conheceu Henri Matisse, um artista muito conhecido que se tornou o seu melhor amigo. Durante as décadas seguintes Picasso procurou competir com Matisse tentando impressioná-lo.
O ano de 1907 foi muito importante na carreira de Picasso: pintou Les Demoiselles d’Avignon (MOMA, em Nova Iorque) considerado um trabalho importante que conduziu ao desenvolvimento do cubismo e da abstração moderna. Esta tela revolucionou a arte e é uma de suas obras mais admiradas.
Pablo Picasso (1881-1973) foi um dos mais influentes artistas do século XX. Criou mais de 22.000 obras de arte, incluindo cerâmica, escultura, litografia, mosaico e outras formas de arte. Trabalhou, também, com temas e estilos diferentes.
A vida e arte de Picasso sempre estiveram completamente interligadas, já que a sua vida pessoal esteve sempre presente no seu trabalho. .
Picasso nasceu em Málaga, Espanha. Estudou em Barcelona e Madrid. Em 1904, estabeleceu-se na capital francesa. Se quiser ficar a saber mais sobre Picasso, clique aqui.
A apresentação que escolhi para hoje mostra o Picasso do Período Azul. Aprecie.

Sem comentários: