sexta-feira, fevereiro 12, 2010

A Nova Inteligência

A Nova Inteligência é um best seller internacional de Daniel H. Pink. Embora pareça um manual ou um livro de auto-ajuda, não o é. Este livro mostra-nos uma mudança cultural que está ocorrer na sociedade contemporânea. A valorização das competências ligadas ao lado direito do cérebro, o responsável pela a emoção, pela criatividade, etc. Daniel acredita que em cada instituição, em cada empresa, irá haver no futuro um “poeta” de serviço. Só por isso vale a pena devorar este livro. Mas garanto-vos que não se fica por aqui. Há muito mais, coisas surpreendentes.
Sabia que o lado esquerdo do cérebro é o responsável pela compreensão de um texto? E que é o lado direito que o contextualiza, o relaciona e percepciona a emoção? Sabia que nas universidades mais conceituadas dos E.U.A. os estudantes de medicina estudam pintura e teatro? Porque será? Não digo, se quiserem leiam o livro.
Daniel Pink apresenta-nos, também, os Seis Sentidos da era conceptual (que é esta nova era que está a surgir depois da era do conhecimento). Os seis são: Design, História, Sinfonia, Empatia, Diversão e Sentido. Ficou surpreendido? Então leia A Nova Inteligência.
Daniel H. Pink é um escritor, articulista e conferencista dos E.U.A. Especializou-se em temas acerca de negócios, da era da informação, dos empregos e das competências necessárias no século XXI.
Nesta conferência (ver vídeo) Daniel Pink mostra com uma evidência demolidora como os conceitos tradicionais de recompensa e castigo prejudicam a criatividade e o rendimento (em alguns casos, muito importantes). É a Nova Inteligência.

1 comentário:

Numa de Letra disse...

Adorei este livro:

http://numadeletra.com/a-nova-inteligencia-de-daniel-h-pink-73844