segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Histórias Com Paixão

Isabel Allende (Lima, 1942) é uma jornalista e escritora chilena actualmente radicada nos Estados Unidos da América.
É filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo direito de Salvador Allende. Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. A sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do presidente Salvador Allende (1908-1973). Com o livro, A Casa dos Espíritos (1982), ganhou reconhecimento do público e da crítica. Esta obra foi filmada em 1993 por Bille August e tinha Jeremy Irons e Meryl Streep, nos principais papeis. Em 1995 lança o livro Paula. A autora escreve-o para a filha que estava em coma. Como Isabel não sabia se a memória da filha voltaria após a saída do coma, resolve contar-lhe a sua história para a ajudara lembrar-se dos factos. Paula passa a ser, então, um retrato auto-biográfico. A filha não só não recupera do coma, como morre algum tempo depois.
Como diz Isabel: A vida não é uma fotografia, em que preparamos as coisas para que fiquem bem e em seguida fixamos uma imagem para a posterioridade; é um processo sujo, desordenado, rápido, cheio de imprevistos. A única coisa certa é que tudo muda.
Mesmo quem conhece os livros desta peruana, que viveu no Chile (até 1945) e noutros lugares do mundo (em especial na Venezuela até 1988) até mudar-se definitivamente para a Califórnia (Estados Unidos), fica surpreendida com a força, a paixão, o senso de humor e a criatividade desta mulher.

Ouça-a e veja-a, através do vídeo que seleccionei para hoje, enquanto conta Histórias Com Paixão.


Sem comentários: