terça-feira, fevereiro 16, 2010

Carnaval

Veneza é uma cidade e comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza no nordeste de Itália. Tem cerca de 266 181 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos.
A cidade foi formada num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do mar Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X. Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante.
O patrono da cidade é São Marcos (cuja festa ocorre a 25 de Abril).
Hoje está classificada, pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade. Dos muitos monumentos e locais turísticos que pode visitar, é de destacar a Basílica de São Marcos, na Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, a Ponte dos Suspiros, e numerosas igrejas, canais e museus.

Veneza é ainda famosa por certames internacionais como o Festival de Cinema, a Bienal de Artes e a Regata Histórica. É importante também pelo fabrico de vidro em Murano.
Contudo, o Carnaval de Veneza, e os passeios românticos pelos canais desta cidade são atracções turísticas conhecidas por viajantes de todo o mundo.

O Carnaval de Veneza surge a partir do século XVII (embora haja registos de folguedos carnavalescos já em 1268). A nobreza disfarçava-se para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Os trajes que se usam são característicos do século XVIII. São comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras de nobres. Destes trajes fazem parte as caretas brancas, a roupa de seda negra e o chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo utilizadas outras cores nos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas ou douradas.
O cenário por onde circulam estes mascarados é extrordinário, transformando este carnaval num dos mais belos do mundo.
Ora veja!

Sem comentários: