domingo, fevereiro 28, 2010

Capturar o Vento

A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem de Éolo que era o Deus dos ventos (na mitologia Grega).
A energia do vento é utilizada desde tempos muito antigos. Há mais de 5 mil anos, com barcos à vela (Egípcios), depois, os moinhos de vento (Pérsia). Nos dias de hoje utilizamos os aerogeradores para capturar o vento e produzir energia.
A energia eólica é uma das formas mais limpas de produção de energia na actualidade.
O primeiro parque eólico de Portugal foi construído, em 1986, na Ilha de Porto Santo, Madeira. Nos últimos anos este tipo de energia recebeu um grande impulso. No fim de 2006, Portugal era o nono produtor mundial de energia eólica em termos absolutos, e o quarto em termos relativos, tendo em conta a sua área e população.
A forte aposta de Portugal nas energias renováveis, como resposta à crise dos combustíveis fósseis, leva a que o sector eólico cubra, em 2010, cerca de 15% das necessidades.
A energia eólica reúne condições para se tornar uma importante fonte complementar de energia, relativamente, à oferta convencional de electricidade. É uma energia renovável, abundante, bem localizada, não emissora de gases de efeito estufa e uma alternativa viável e competitiva em relação à energia proveniente do petróleo, carvão e gás natural.
As desvantagens ambientais, mais sérias, para os aerogeradores eólicos podem ser:
-o efeito negativo nas populações de pássaros selvagens
-o impacto visual na paisagem.

O vídeo que lhe propunho que veja hoje é delicioso. Faz parte de uma campanha de promoção deste tipo de energia alternativa. Ora veja.



    Sem comentários: