quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Raios e Coriscos

"Por momentos um cúmulus compacto, de bordas acobreado-escuras, negreja no horizonte. Deste ponto sopra, logo depois, uma viração, cuja velocidade cresce rápida, em ventanias fortes. A temperatura cai em minutos e, minutos depois, os tufões sacodem violentamente a terra. Fulguram relâmpagos; estrugem trovoadas nos céus já de todo bruscos e um aguaceiro torrencial desce logo sobre aquelas vastas planícies".
Euclides da Cunha

Assim descreve Euclides da Cunha a tempestade, uma das mais extraordinárias manifestações da natureza.
Nas mitologias gregas indo-européias, o raio era um atributo divino, com o qual deuses poderosos, como o grego Zeus, manifestavam a sua ira e fulminavam heróis e humanos que se opunham aos seus desígnios.

O que são os raios?

A descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenómeno natural que ocorre em todas as regiões da terra.
O raio é um tipo de electricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenómeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.
Os raios são identificados por duas características principais:
* O trovão, que é o som provocado pela expansão do ar aquecido pelo raio.
* O relâmpago, que é a intensa luminosidade que aparece no caminho por onde o raio passou.

Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam electricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um pólo ligado à nuvem e outro pólo ligado à terra.
A "voltagem" desta bateria fica aplicada entre a nuvem e a terra. Quando temos uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a terra começa a conduzir eletricidade porque a "voltagem" existente entre a nuvem e a terra é muito alta: vários milhões de volts.
Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra para a nuvem ou então sair da nuvem e da terra e encontrar-se no meio do caminho.
Muitos raios ocorrem dentro das nuvens. Geralmente este tipo de raio não oferece perigo para quem está na terra, no entanto ele cria perigo para os aviões.
Assista a este espectáculo da natureza através da apresentação que escolhi para hoje.

Sem comentários: