quarta-feira, janeiro 20, 2010

La Cumparsita

Outra Vez... O Tango.
Desta vez o tango La Cumparsita. Talvez o mais famoso tango do mundo.
La Cumparsita é uma obra musical criada pelo músico uruguaio Gerardo Matos Rodríguez (1897-1948). Por decreto presidencial de 2 de Fevereiro de 1998, é o hino popular e cultural do Uruguai. Na Argentina também é um dos tangos mais escutado.
O famoso Tango foi escrito por este uruguaio no ano de 1917, no café La Giralda, em Montevideu. Gerardo tinha só 17 anos de idade na altura e naquele momento não podia imaginar que estava a criar uma das mais famosas composições da História do Tango.

Sete anos,depois, foi para Paris, França, onde conheceu o famoso Francisco Canaro. Aí descobriu, também, que o seu tango era um sucesso. Entretanto, os letristas Enrique Maroni e Pascual Contursi tinham escrito letras para o tango e deram-lhe o nome de Si Supieras. Gerardo passou, então, vinte anos entre salas de tribunal a tentar restituir os seus direitos como o autor de La Cumparsita, o hino dos tangos uruguaios.
Como tudo sobre o mundo do tango, não existe um consenso sobre quem foi o primeiro a gravar La Cumparsita, mas a maior parte das fontes históricas do Tango Argentino concordam em que Roberto Firpo foi o primeiro a fazê-lo com a sua orquestra de tango.

Veja agora o La Cumparsita, a partir de uma cena do fime de Carlos Saura, Tango. Os dançarinos são: Juan Carlos Copes e Cecilia Narova.





O vídeo seguinte mostra como este tema musical tem servido de inspiração a muitas modalidades, neste caso à patinagem artística.


Sem comentários: