quinta-feira, janeiro 20, 2011

Havemos de lá chegar... Um dia destes

A terceira idade é uma das etapas da vida de qualquer indivíduo. O início da chamada terceira idade varia conforme a cultura e o grau de desenvolvimento da sociedade em que se vive. Nos países em desenvolvimento (PED/PVD), considera-se alguém na terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, contudo, só após uma pessoa ter atingido os 75 anos é considerada na terceira idade. Com a chegada desta, alguns problemas de saúde passam a ser mais frequentes, e outros, incomuns nas fases de vida anteriores, começam a aparecer. A osteoporose e o mal de Alzheimer são mais suscetíveis de acontecer nessa fase da vida.
Não existe, contudo, um consenso em relação à fronteira que limita a fase pré e pós velhice, nem tão pouco, quais são os indícios mais comuns da chegada desta etapa das nossas vidas.
Os dados mais recentes mostram que nos países desenvolvidos, o número de pessoas com mais de 60 anos tem vindo a aumentar bastante. Há até países, como por exemplo o Japão, que apresentam um grau de envelhecimento elevado.
Daí a preocupação de pessoas, governos e associações com a qualidade de vida da população na Terceira Idade, em todos aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
A apresentação que escolhi para hoje é o resultado de uma campanha, feita num país do Oriente. Esta apresentação alerta para a necessidade de apoio e compreensão em relação aos idosos. Ora veja!

Sem comentários: