sábado, dezembro 19, 2009

Violoncelo

Chorai arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas,
Pontes aladas
De pesadelo...

De que esvoaçam,
Brancos, os arcos...
Por baixo passam,
Se despedaçam,
No rio, os barcos.

Fundas, soluçam
Caudais de choro...
Que ruínas (ouçam)!
Se se debruçam,
Que sorvedouro!...

Trémulos astros...
Soidões lacustres...
– Lemos e mastros...
E os alabastros
Dos balaústres!

Urnas quebradas!
Blocos de gelo...
– Chorai arcadas,
Despedaçadas,
Do violoncelo.

Camilo Pessanha - Clepsidra e Outros Poemas

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Time To Say Goodbye

Para desanuviar um bocadinho, proponho-lhe hoje que assista a um excelente momento musical. A interpretação é de Andrea Bocelli e de Sara Brightman em Time To Say Goodbye.

Andrea Bocelli (nasceu em Itália, a 22 de Setembro de 1958) é um tenor, compositor e produtor musical italiano. Bocelli é um clássico tenor de Ópera. Gravou quatro óperas completas (La Bohème, Il Trovatore, Werther e Tosca), além de vários álbuns com clássicos e músicas populares.
Sarah Brightman (nasceu em Inglaterra, a 14 de agosto de 1960) é uma cantora clássica soprano. Possui a habilidade de cantar em várias línguas incluindo Inglês, Espanhol, Francês, Latim, Alemão, Italiano, Russo, Hindi e Mandarin.
Sarah Brightman vendeu mais de 30 milhões de álbuns e mais de 3 milhões de DVDs, tendo conquistado 160 discos de Ouro e Platina em 34 países.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Évora de Antigamente

Évora é uma cidade portuguesa situada na região Alentejo. É a capital do Distrito de Évora e sede de um dos maiores municípios de Portugal. Tem uma área de 1307,04 km² e 54.780 habitantes. É conhecida como Capital do Alentejo ou Cidade-Museu e encontra-se a 130 km de Lisboa.
A parte da cidade de Évora que fica entre muralhas conserva bastantes traços dos seus tempos mais antigos, incluindo monumentos de várias épocas. O centro histórico de Évora faz parte da lista da UNESCO das cidades património mundial da humanidade.
Évora foi habitada no tempo dos romanos, tendo sido chamada Liberalitas Julia. Deste período restam inúmeros vestígios dos quais se destaca o templo romano conhecido por Templo de Diana. Durante as invasões bárbaras, Évora esteve sobre domínio visigodo. Em 715 d.C. a cidade foi conquistada pelos mouros.
Évora foi tomada aos mouros por Geraldo Sem pavor em 1166 e tornou-se durante a Idade Média uma das mais prósperas cidades do reino, principalmente durante a dinastia de Avis (1385-1580). A Universidade de Évora foi fundada, em 1551, pelos Jesuítas. Em 1759 foi encerrada por ordem do Marquês do Pombal, aquando da expulsão dos Jesuítas (só voltou a ser reaberta em 1973). O século XVIII marcou o início do declínio da cidade de Évora.
A testemunhar a dinâmica histórica e cultural das várias épocas, ficaram os muitos e belos monumentos realizados por diferentes artistas.
O vídeo que escolhi para hoje mostra a Évora do antigamente. Não o perca é um excelente testemunho de um passado não muito distante.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Hamelin

Hamelin é uma pequena cidade Alemã que ficará para sempre ligada aos irmãos Grimm e ao seu conto o Flautista de Hamelin.
Segundo este conto, um flautista livrou a cidade de uma praga de ratos, através do som mágico da flauta, ao qual os animais não resistiam, e levou os ratos até um rio onde depois se afogaram.
Agora veja esta cidade através da apresentação que escolhi para hoje. Também pode ver um desenho animado que conta esta história, clicando aqui.

terça-feira, dezembro 15, 2009

Rua dos Correeiros & Arqueologia

O conjunto urbano da Baixa Pombalina é uma das jóias arquitectónicas de Lisboa.
A revitalização da Baixa passa por intervenções de reabilitação muitas vezes promovidas por empresas privadas que se instalaram em velhos edifícios, nesta parte da cidade. Foi o que aconteceu na Rua dos Correeiros e a arqueologia desempenhou um papel importante neste projecto.
Vinte e cinco séculos de História estão por baixo dos nosso pés na Rua dos Correeiros. Há, ali, vestígios de cidades de diferentes épocas. Da Felicitas Iulia Olisipo, à Lisboa Árabe, à Lisboa Renascentista ou à Lisboa Pombalina e Pós-Pombalina.
Este vídeo da série Lisboa Debaixo de Terra mostra o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros. Ora veja!


segunda-feira, dezembro 14, 2009

A Incrível Índia

A Índia, é um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país em termos demográficos e a democracia mais populosa do mundo. Está delimitado a sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste. Faz fronteira com o Paquistão a oeste; a norte com a República Popular da China, o Nepal e o Butão; e a leste com Bangladesh e Mianmar. A Índia está nas proximidades do Sri Lanka, das Maldivas, da Indonésia e do Oceano Índico e tem uma costa de 7.517 km.
País de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, é identificado também pela sua riqueza comercial e cultural e pela sua longa história. Foi o berço de quatro grandes religiões (Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo). No primeiro milénio d.C. chegaram à Índia o Zoroastrismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Estas religiões moldaram a diversidade cultural do subcontinente indiano.

Descoberta pelos portugueses, foi anexada, gradualmente, pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Reino Unido a partir de meados do século XIX. Tornou-se uma nação independente em 1947 após uma luta pela independência que foi marcada pela resistência não-violenta. O líder que marcou esta fase da história indiana foi Mahatma Gandhi.

Hoje é a décima segunda maior economia do mundo. As reformas económicas feitas desde 1991, transformaram a Índia numa das economias de mais rápido crescimento do mundo. No entanto, ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. É uma sociedade pluralista, multilingue e multi-étnica e também o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.
Veja agora a apresentação que se segue. Vale a pena!

domingo, dezembro 13, 2009

Bésame Mucho

Imagina os Beatles a cantar Bésame Mucho?
Veja o vídeo que lhe proponho hoje! É uma verdadeira raridade!!
Os Beatles gravaram esta canção no dia 1 de janeiro de 1962, durante a famosa audição fracassada nos estúdios Decca Records. Na época, o baterista dos Beatles era Pete Best. Em 6 de Junho do mesmo ano, tocaram-na outra vez na audição dos estúdios EMI (quando finalmente assinaram um contrato de gravação). Esta última gravação de Bésame Mucho foi incluída no álbum lançado em 1995, Anthology 1. Aquando das gravações do documentário Let It Be, os Beatles tocaram-na novamente. Bésame mucho é o título de uma canção escrita em 1940, pela mexicana Consuelo Velásquez (de 16 anos). Rapidamente a canção se converteu numa das mais populares do século XX. Em 1999, foi reconhecida como a mais cantada e gravada do idioma espanhol e talvez seja a mais traduzida entre as compostas nesta língua. Vários cantores de vários países do mundo interpretaram-na. Gostaria de salientar, aqui ,as versões de Nat King Cole, Louis Armstrong, Cesária Évora, Placido Domingo e Charles Aznavour. Veja agora, a interpretação dos Beatles em Besame Mucho.