sábado, dezembro 12, 2009

A Força dos Beatles

Uma empresa de comunicação móvel enviou um convite por telemóvel:
Esteja em Trafalgar Square, tal dia, a tal hora. Nada mais foi dito.
Muita gente respondeu à chamada. Alguns foram, pensando que iam dançar, como tem acontecido noutras mobilizações deste tipo.
Mas, quando chegou a hora marcada, foram distribuídos microfones, muitos, muitos mesmo.
Com esta atitude a empresa promoveu, em Maio deste ano, um karaoke gigante, de surpresa!!!
Aos que já estavam nesta praça londrina foram-se juntando os que passavam sem saber o que o que estava a acontecer. Juntaram-se,assim em Trafalgar Square, cerca de 13.500 pessoas.
Treze mil e tal vozes que cantaram em conjunto, o tema Hey Jude.
É de arrepiar. Se um dia gostou dos Beatles, vai adorar.
Aqui fica uma das boas músicas que se fizeram nos anos 60...
Vale a pena conhecer ou recordar...

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Se não formos nós, quem será?

Durante as próximas duas semanas, governantes de todo o mundo irão negociar, em Copenhaga, o acordo mais importante do nosso tempo. Este deverá impedir a continuação das alterações climáticas, pois trata-se da Cimeira do Clima.
Os governantes continuam, contudo, longe de um acordo sério. Para que eles façam alguma coisa, nós precismos agir, também, como cidadãos conscientes.
É por isso que sábado, dia 12 de Dezembro, será, o maior dia de acção global sobre mudanças climáticas da história. Milhares de cidades em todo o mundo irão iluminar-se com vigílias cujo objectivo é passar uma única mensagem: O Mundo Quer um Acordo para Valer!
Se quiser saber onde vão ocorrer estas vigílias, clique aqui ou se quiser ver o apelo, sobre o assunto, da Sílvia Alberto no Condomínio da Terra, clique aqui.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Direitos do Homem

O dia 10 de Dezembro foi proclamado, pela O.N.U., Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal dos Direitos do Homem de modo a assegurarem a igualdade de todos os cidadãos, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.
Para assinalar esta efméride escolhi dois vídeos.
O 1º explica aos mais novos os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (aprovada em 1948). No 2º vídeo, a Amnistia Internacional mostra como, todos os dias, são violados os direitos do homem nalguns países. Apela também à participação de todos nas suas campanhas.
Ora veja!










quarta-feira, dezembro 09, 2009

Postal de Natal


Este foi um postal electrónico de Natal realizado no âmbito da cadeira de Projecto II, do curso Design da Universidade de Aveiro. O ponto de partida para esta actividade foi o conceito de prosumer. A elaboração do trabalho teve, também, como objectivo alertar para os problemas do excesso de consumo que se vão apoderando desenfreadamente da nossa sociedade. Vale a pena vê-lo e reflectir sobre a sua mensagem.
Pense! Seja um consumidor consciente!

terça-feira, dezembro 08, 2009

Epígrafe

De palavras não sei. Apenas tento
desvendar o seu lento movimento
quando passam ao longo do que invento
como pre-feitos blocos de cimento.

De palavras não sei. Apenas quero
retomar-lhes o peso a consistência
e com elas erguer a fogo e ferro
um palácio de força e resistência.

De palavras não sei. Por isso canto
em cada uma apenas outro tanto
do que sinto por dentro quando as digo.

Palavra que me lavra. Alfaia escrava.
De mim próprio matéria bruta e brava
--- expressão da multidão que está comigo.
José Carlos Ary dos Santos

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Ary

O poeta José Carlos Ary dos Santos morreu há 25 anos.
Ary nasceu, em Lisboa, a 07 de Dezembro de 1936 e faleceu a 18 de Janeiro de 1984 na mesma cidade. Ficou conhecido no meio social e literário por Ary dos Santos.
A sua obra literária inicia-se no mesmo ano em a mãe morre, aos 14 anos, quando vê publicados, através de familiares, alguns dos seus poemas, considerados maus pelo autor. No entanto, Ary dos Santos revelaria verdadeiramente as suas qualidades poéticas em 1954, com dezasseis anos de idade. Nessa altura vê os seus poemas serem seleccionados para a Antologia do Prémio Almeida Garrett.
Abandona, então, a casa da família. Para garantir o seu sustento, exerce as mais variadas actividades. Contudo, paralelamente, o poeta não cessa de escrever. Em 1963 dá-se a sua estreia efectiva com a publicação do livro de poemas: A Liturgia do Sangue (1963).
Concorre, também, sob pseudónimo como exigia o regulamento, ao Festival RTP da Canção, com os poemas Desfolhada Portuguesa (1969), Menina do Alto da Serra (1971) e Tourada (1973), obtendo os primeiros prémios. É aliás como letrista que o poeta se torna conhecido entre o grande público.
Autor de mais de seiscentos poemas para canções, Ary dos Santos fez no meio musical muitos amigos.

Recentemente, quatro cantoras revisitaram, a poesia de Ary dos Santos.
Luanda Cozetti, Mafalda Arnauth, Susana Félix, e Viviane, lançaram um CD intitulado: Rua da Saudade. Veja o vídeo que fala deste CD e mostra como estas cantoras prestam homenagem à memória e à poesia de Ary, no 25º aniversário da sua morte.

domingo, dezembro 06, 2009

Gaudi

Antoni Gaudí (1852—1926), arquitecto catalão, foi um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Arquitecto de novas concepções plásticas esteve ligado ao modernismo catalão (variante local da Arte Nova).
A sua primeira obra importante é a Casa Vicens. Nomeado arquitecto para a Sagrada Família, reformula o projecto anterior e realiza parte das obras. É uma obra arquitectónica inacabada. O seu esquema geral é gótico, ainda que empregue arcos parabólicos, curvas de sinuosidade orgânica e biológica e abundante ornamentação vegetal. Ainda desta primeira época temos o Palácio Güell, de Barcelona, o palácio episcopal de Astorga e outras construções.
Na plenitude da sua maturidade projecta e constrói em Barcelona a Casa Milà («La Pedrera») e o Parque Güell, bem como a Casa Batlló.
Aprecie alguns dos aspectos da obra fabulosa deste arquitecto, através desta belíssima apresentação. Mas, quando puder não deixe de ir a Barcelona ver estas obras e passear pela cidade. Vale mesmo a pena!