sábado, novembro 28, 2009

Tingatinga

Edward Saidi Tingatinga, nasceu em 1932, na Tanzânia (na tribo Makua), perto da fronteira (norte) com Moçambique.
Foi o primogénito de quatro filhos de uma família de camponeses pobres. Em 1953, viajou para Dar-es-Salaam em busca de trabalho. Aí, vendia frutos e legumes. Aprendeu a tecer tapetes e cestos e bordava também fronhas, toalhas de mesa e colchas.
Tingatinga começou a pintar em 1968. Iniciou, então, um dos mais vibrantes e bem sucedidos movimentos da arte contemporânea na África. O estilo de pinturas coloridas, sobre a natureza e a vida da Tanzânia, é chamada de: Arte de Tingatinga. Nesta pintura, os personagens, as plantas ou animais são delimitados por contornos visíveis, acentuados por cores contrastantes, dando a impressão de terem duas dimensões. Cada pintura conta uma história, que é baseada na cultura Tanzaniana e africana.

Em 1970, Tingatinga casou-se com Agatha Mataka e tiveram dois filhos.Em 1972, com 32 anos de idade, foi morto a tiro pela policia. Infelizmente, viu-se envolvido num caso de identidade equivocada. Foi enterrado em Dar-es-Salaam.
A sua obra caracteriza-se por pinturas coloridas de aves, animais, ou cenas urbanas e cenas de aldeia. A sua influência perdura até hoje nos artistas locais da África Oriental que ontinuam adoptar o seu estilo pioneiro.
As pinturas de Edward Tingatinga são conhecidas mundialmente (no Japão, na Suécia, na Dinamarca, na Suiça e nos E.U.A.).

sexta-feira, novembro 27, 2009

Pedagogia

Um belo poema de Miguel Torga. Mais palavras para quê!?


Pedagogia

Brinca enquanto souberes!
Tudo o que é bom e belo
Se desaprende...
A vida compra e vende
A perdição.
Alheado e feliz,

Brinca no mundo da imaginação,
Que nenhum outro mundo contradiz!


Brinca instintivamente
Como um bicho!
Fura os olhos do tempo,
E à volta do seu pasmo alvar
De cabra-cega tonta,
A saltar e a correr,
Desafronta
O adulto que hás-de ser!
Miguel Torga - 1960

quinta-feira, novembro 26, 2009

O Etna

A força e a beleza selvagem da natureza. Cores intensas e brilhantes. Vermelhos e laranjas de mãos dadas com vários tons de cinza e de negro. Ruídos que lembram fogo de artifício. Cinzas e poeiras que caem. Pedras e cascalhos que rolam. Fogo que escorre e rocha que derrete montanha abaixo. Gazes e cheiros.
A vida e a aridez que estes fenómenos da natureza provocam.
É possível ver-se, tudo isto, quando o Etna, o maior vulcão da Europa, entra em erupção.




Veja-o e ouça-o agora. Pode também perceber o que se passou nas suas mais recentes erupções, clicando aqui e aqui.

quarta-feira, novembro 25, 2009

Vamos Lá Ajudar!

No dia 03 de Maio de 2008, 50.000 voluntários limparam mais de 10 mil toneladas de lixo, deixando a Estónia (país báltico) totalmente limpa!!!
Há um ano na Estónia a população conseguiu limpar o país num só dia. As pessoas tiveram força de vontade, organizaram-se e a mobilização foi fenomenal!
Quem ficou a ganhar foi o país.
Agora em Portugal foi lançado o mesmo desafio: "Limpar Portugal" no dia 20 de Março de 2010.
Para ter um país mais limpo, organizado e com menos incêndios! Inscreva-se e divulgue por favor: http://limparportugal.ning.com/
Vamos lá ajudar!
Veja agora o vídeo do que se passou na Estónia. É impressionante!!!

terça-feira, novembro 24, 2009

A Noite Portuguesa

Hoje convido-o(a) a fazer uma pequena viagem à noite. Destino: Portugal.
A beleza nocturna de algumas das nossas principais cidades e vilas é deslumbrante.
Ora Veja!

segunda-feira, novembro 23, 2009

O Teatro Romano de Lisboa

As ruínas do Teatro Romano de Lisboa formam um conjunto monumental que faz parte do Património Cultural da cidade de Lisboa e de Portugal. Este núcleo é um dos principais testemunhos quer materiais quer artísticos da civilização romana, que deram sentido, forma e dimensão urbana à cidade desde o século I até meados do século V. Trata-se de um monumento significativo da nossa herança cultural, que deve ser preservado, restaurado, valorizado e integrado na vivência contemporânea da cidade de Lisboa e dos seus cidadãos.
Veja, agora, o vídeo da série Lisboa Debaixo de Terra, sobre este núcleo arqueológico.

domingo, novembro 22, 2009

Pompeia

Pompeia (cidade romana) foi atingida, em 79 DC, por uma erupção do vulcão Vesúvio. As consequências foram devastadoras. A erupção dizimou as casas e a população. Na época, muitos habitantes tentaram fugir, mas poucos conseguiram. A maioria da população foi apanhada pela chuva de cinzas incandescentes e, curiosamente, acabou petrificada, assim como as construções. Até hoje as ruínas permanecem de pé. Os cientistas da actualidade usam o local como fonte de informações acerca dos costumes e hábitos das antigas cidades romanas.
A erupção do Vesúvio e a consequente destruição de Pompeia e Herculano foram também uma das várias causas do fim do Império Romano.
Este episódio trágico da história serviu de inspiração para vários cineastas de diferentes países (Ernest Shoedsack, Mario Bonnard, Peter Nicholson, Fernando Meireles, Polanski, etc.)


Segundo Fernando Meireles 0 “que é fascinante em Pompéia é que ela foi congelada num momento do tempo”.