sábado, novembro 14, 2009

3 Marias

3 Marias é um novo grupo musical . Este agrupamento tem um ano, é do Porto e chama-se 3 Marias, mas, é constituído por três Marias e um Manuel.
O seu álbum de estreia chama-se, Quase a Primeira Vez e, foi lançado recentemente (9 de Novembro).
É um grupo que opta pela fusão das diversas influências musicais vivenciadas: tango, bolero, jazz, flamenco, etc. Não perca a nova versão da música dos G.N.R. (VídeoMaria), ou O Tango do Vilão Rufia, Nevoeiro ou Retro.
Não deixe de as ouvir aqui e de as ver num programa da SIC através do vídeo que escolhi para hoje.

Cartaz SIC 20.02.2009

3 MARIAS Vídeo do MySpace

sexta-feira, novembro 13, 2009

Pedacinhos

Le Petit Prince, conhecido como O Principezinho em Portugal e O Pequeno Príncipe no Brasil, é um romance de Antoine de Saint-Exupéry. Foi publicado em 1943 nos Estados Unidos. Parece ser um livro para crianças, no entanto, tem um grande teor poético e filosófico.
É o livro francês mais vendido no mundo (cerca de 80 milhões de exemplares) e conta entre 400 a 500 edições. É, também, considerado como a terceira obra literária mais traduzida no mundo. Foi publicado em 160 línguas ou dialetos, incluindo o aranês, o amazigh e o xhosa (uma das 11 línguas oficiais) da África do Sul. Em Portugal, O Principezinho integra o conjunto de obras sugeridas, pelo Plano Nacional de Leitura, para leitura orientada na sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, no 3º Ciclo do Ensino Básico (9º Ano).
É uma obra de tal maneira importante que no Japão existe, mesmo, um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.


Pare um pouco para reflectir e veja, agora, um pequeno excerto deste livro, através da apresentação que se segue.

quinta-feira, novembro 12, 2009

O Vento e Eu

O vento morria de tédio
Porque apenas gostava de cantar
Mas não tinha letra alguma para a sua própria voz,
Cada vez mais vazia...

Tentei então compor-lhe uma canção
Tão comprida como a minha vida
E com aventuras espantosas que eu inventava de súbito,
Como aquela em que menino eu fui roubado pelos ciganos
E fiquei vagando sem pátria, sem família, sem nada neste vasto mundo...
Mas o vento, por isso
Me julga agora como ele...
E me dedica um amor solidário, profundo!
Mario Quintana; Velório sem defunto, 1990

quarta-feira, novembro 11, 2009

Hoje é dia de S. Martinho

Comemora-se hoje, dia 11 de Novembro, o Dia de S. Martinho. Neste dia, nos magustos, no nosso país, assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo, a água-pé e a jeropiga.
Ao dia de S. Martinho está também associado o "Verão" de S. Martinho" também conhecido por "Verão dos Marmelos", por causa do bom tempo que normalmente se faz sentir nesta altura do ano.

S. Martinho é conhecido pela sua generosidade, humildade e pela fama de milagreiro, por isso, tornou-se um dos santos queridos da população portuguesa. São Martinho é o santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos donos de restaurantes, hoteis e pensões, dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados... dos cavalos, dos gansos, e orago de uma série infindável de localidades de Beli Benastir, na Croácia, a Buenos Aires, na Argentina passando, evidentemente, por numerosíssimos sítios de Norte a Sul de Portugal.

O facto de o seu dia coincidir com a época do ano em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que a festa deste Santo tenha toda uma componente de exuberância que actualmente tende a prevalecer.
Assim, em Portugal, o dia de S. Martinho é invocado nas cerimónias religiosas através do relato do episódio em que partilhou a sua capa com um pobre; e na vida quotidiana, através das actividades mencionadas nos provérbios sobre este dia. É o dia em se assam castanhas e se prova o vinho novo...

O etnólogo Ernesto Veiga de Oliveira (1910-1990) chama a atenção para a celebração do dia 11 de Novembro, em muitas locais de Portugal, através de procissões de bêbados (que parodiam os cortejos religiosos), que entram nas adegas, bebem e brincam livremente. Nalguns lugares há, por vezes, uma dos homens e outra das mulheres. Assim, a celebração fracciona-se em dois dias: o de S. Martinho para os homens e o de Santa Bebiana para as mulheres (Beira Baixa). As pessoas dão aos festeiros, vinho e castanhas. O S. Martinho é também ocasião de matança de porco.» (in As Festas - Passeio pelo calendário, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987)

terça-feira, novembro 10, 2009

Porto Sentido

Mais uma vez o Porto, agora pelas mãos de Carlos Tê e Rui Veloso, através de um poema musicado que é um bela homenagem a esta cidade.

Porto Sentido

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende até ao mar

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
dirigida sobre um monte
no meio da neblina.

Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós.

E esse teu ar grave e sério
dum rosto e cantaria
que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria

[refrão]
Ver-te assim abandonada
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa
Composição: Carlos Tê / Rui Veloso
Agora conheça o Porto através de belas imagens que ilustram este poema cantado pelo Rui Veloso.
E, agora veja o Rui veloso a cantar o Porto Sentido. Belíssima comemoração.


segunda-feira, novembro 09, 2009

O Muro da Vergonha

Faz hoje 20 anos que caiu o Muro de Berlim, um dos símbolos da Guerra Fria.
O Muro de Berlim foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria. Circundava toda a cidade de Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental.
Este muro (que ficou conhecido como o Muro da Vergonha), além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos. O Bloco Ocidental, que era constituído pelos países capitalistas encabeçado pelos Estados Unidos e o Bloco Oriental constituído pelos países socialistas liderado pela U.R.S.S..

O Muro começou a ser construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961.
Dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas e com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas devidamente identificadas, outras 112 ficaram feridas e houve ainda milhares de pessoas aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.

O Muro da Vergonha começou a ser derrubado no dia 9 de Novembro de 1989.
Foi o acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha.
Acabou também a divisão do mundo em dois blocos (Mundo Bipolar).
Muitos apontam este momento, também, como o fim da Guerra Fria.
Se quiser saber um pouco mais clique aqui e veja o filme Good Bye Lenin.

domingo, novembro 08, 2009

Um passeio pela Invicta

A cidade do Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. Foi a cidade que deu o nome a Portugal. Primeiro designava-se por Portus (c. 200 a.C.), mais tarde tornou-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (reino que deu o nome a Portugal).
Hoje, é o centro de uma grande área metropolitana com cerca de 1,7 milhões de habitantes.
É conhecida, mundialmente, pelo vinho do Porto. Mas, o centro histórico do Porto, catalogado como Património Mundial pela UNESCO e o Futebol Clube do Porto, fazem dela também uma referência quer a nível nacional quer internacionalmente.
Hoje proponho-vos um passeio até ao Porto. Venha daí e veja algumas das preciosidades ou pérolas desta cidade.