sábado, junho 20, 2009

Refugiados: Até quando?

Não há maior dor no mundo que a perda da sua terra natal.
Eurípedes,431 a.C.

Hoje assinala-se uma efeméride que tem uma amplitude universal e um enorme significado. O Dia Mundial dos Refugiados tem uma relação directa com os Direitos do Homem e com a Liberdade, valores que estão na base de uma verdadeira Democracia.



De acordo com as Nações Unidas, um refugiado é uma pessoa que "receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a protecção daquele país..."

As guerras, as perseguições, a discriminação e a intolerância são, então, algumas das causas da existência de refugiados. Eles são de todas as raças, de todas as religiões e podemos encontrá-los em todas as regiões do mundo. Obrigados a fugir porque receiam pela sua vida e pela sua liberdade, os refugiados abandonam muitas vezes tudo o que têm - casa, bens, família, país, rumo a um futuro incerto em terra estrangeira.

sexta-feira, junho 19, 2009

Em teus braços





En Tus Brazos é a curta metragem que hoje vos proponho. Trata-se de uma animação francesa premiada. O tango está mais uma vez em evidência.

Não perca em: http://www.entusbrazos.fr/

quinta-feira, junho 18, 2009

Anotações Sobre o Rio


O eterno passa
linha e curva
o sono das águas

uma só manhã
bugre e ave
o baile das águas

o lombo escorre
o grito e a flecha
a mancha nas águas

cantiga à margem
terra e nuvem
a dádiva nas águas

repetido réptil
fundamento e escama
o azul nas águas

residência última
o sonho e o mar
na deságua

tão ser tão pedra tão água


Cyro de Mattos (Brasil)
De Vinte Poemas do Rio, 1985

quarta-feira, junho 17, 2009

Seca? Aqui?

Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou-o em 1994, tendo aprovado uma Convenção de Luta Contra a Desertificação.
Os Estados que a assinaram, foram convidados a aplicá-la e a dedicar este dia à sensibilização da opinião pública para a necessidade de promover a cooperação internacional no domínio do combate à desertificação e aos efeitos da seca.
De acordo com a Agência Espacial Europeia (AEE) e a Desert Watch, Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa, juntamente com a Itália e a Turquia.
Estimativas da AEE indicam que a desertificação, um processo de degradação da terra induzido parcialmente pela actividade humana, põe em risco a saúde e o bem-estar de mais de 1.200 milhões de pessoas de mais de 100 países.
Se tivermos em conta que são necessários mil anos para recuperar dez centímetros de solo, percebe-se porque estão os desertos a avançar. Devagar, mas, inexoravelmente.
Calcula-se que o limite sul do Sara tenha avançado, nos últimos anos, mais de 100 km.Com a redução do espaço agrícola e a diminuição do rendimento da terra, acentua-se a fome e produzem-se os chamados refugiados ambientais: milhões de pessoas já foram obrigadas a deixar os locais onde vivem na América Latina, África e Ásia (o problema é muito grave nos países tropicais).




Desertificação E Degradação Do Solo - By Binho Gusmão - Amazing videos are here


Segundo a ONU, o mundo terá em 2010, 50 milhões de reugiados ambientais.
As principais causas da desertificação estão associadas ao uso inadequado do solo e da água (actividades agropecuárias, actividade mineira, irrigação mal planeada e desflorestação indiscriminada).

terça-feira, junho 16, 2009

O Caminho do Rei

Gosta de aventura ou de desportos radicais?
Então veja o vídeo que mostra o Caminho do Rei. É aqui bem pertinho de nós: El Chorro, Andaluzia. Mesmo ao lado, em Espanha.
Este caminho foi construído em 1905. Na altura era necessária uma ligação entre falésias, para transporte de materiais, para as barragens de Chorro e Gaitanejo. Depois disso, não houve manutenção e o caminho degradou-se bastante, tendo abatido em muitas zonas...
Este percurso tem originado a perda de vidas humanas. Assim, as entradas foram encerradas em meados do ano 2000. No entanto, continua a ser habitual a sua travessia por turistas sedentos de emoções fortes e adrenalina...
Não arrisque! É de arrepiar!

segunda-feira, junho 15, 2009

No Circo

Proponho-vos, hoje, um pequeno (3'e 25") documentário - Na Jaula do Leão - que é uma raridade. Esta preciosa relíquia data de 1928 e conta com a extraordinária interpretação de Charlie Chaplin.
No ano em que se comemora o 120º aniversário do seu nascimento, não poderíamos deixar de assinalar aqui, mais esta efeméride.
O inglês Charlie Chaplin foi actor, director, dançarino, roteirista, músico e um talentoso jogador de xadrez. Foi um dos actores mais famosos do período conhecido como a Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.
Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico e francês, pela Universidade de Oxford e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O seu principal e mais conhecido personagem é o Charlot (ou Carlitos). É um andarilho pobretão que possui as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman). Usa um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, chapéu de coco ou cartola, uma bengala de bambu e – a sua marca pessoal - um pequeno bigode.
Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo tendo actuado, dirigido, escrito, produzido e financiado os seus próprios filmes.

domingo, junho 14, 2009

Vozes do Vento


Vozes do Vento é o último livro (Março de 2009) de Maria Isabel Barreno.
A escritora situa em Cabo Verde o seu mais recente romance, que conta a história dos antepassados de seu pai e que simboliza a de muitas famílias do tempo da colonização portuguesa.
De acordo com a escritora, interessava-lhe continuar a contar a história da família Martins, que já tinha começado em O Senhor das Ilhas (romance que publicou em 1994).

É uma história que espelha as vicissitudes e o destino do chamado império colonial português.