sábado, maio 16, 2009

O Bangladesh é...

...Um bonito país porque é (tem) muitas arves (árvores) verdes...

...(Um país que) que tem muitas village e é muito pobre.

Nahid Ahmed nº 10, 8º C

O Nahid é um jovem do Bangladesh que estuda na Escola Secundária do Lumiar. A sua chegada a Portugal é recente. Daí, as dificuldades de expressão na língua portuguesa. Ficou encantado por puder deixar a sua opinião, acerca do Bangladesh, aqui no blogue. Como as saudades do seu país natal são muitas, vai-as matando através da internet, a que acede assiduamente na biblioteca da escola. Para ver mais imagens deste país, clique aqui.

Bookmark and Share

sexta-feira, maio 15, 2009

Eles foram lá

Vovó
amanhã não precisa
ir ao hospital.

Ontem eles foram lá
deram maningue tiros
partiram tudo, tudo
mataram doentes
mutilaram o senhor enfermeiro
e violaram a senhora parteira.

Outros doentes privilegiados
foram carregar na cabeça
farinha açúcar e arroz
da cooperativa
...

Foram.
José Craveirinha (Poeta Luso-Moçambicano)

Bookmark and Share

quinta-feira, maio 14, 2009

Um poeta Luso-Moçambicano

José Craveirinha é considerado o maior poeta africano de língua portuguesa. Em 1991 foi distinguido com o Prémio Camões, o mais importante prémio dos países lusófonos. Entre as suas obras podem sublinhar-se os livros de poemas Chigubo, Karingana ua Karingana e Maria. Colaborou também em jornais e revistas, quer em Portugal quer em Moçambique. Os seus poemas foram traduzidos em várias línguas, nomeadamente em francês, inglês, italiano, russo e swahili.
Viveu na capital de Moçambique, Maputo, onde nasceu em 1922.


Aldeia Queimada
Mas
nas noites
desparasitadas de estrelas
é que as hienas
actuam.

É
de cinzas
o vestígio das palhotas.
José Craveirinha

Bookmark and Share

quarta-feira, maio 13, 2009

Os Elevadores de Lisboa

A 29 de Abril, o 10º G (Curso Profissional de Técnico de Turismo) organizou, dinamizou e realizou, para os seus professores, uma visita de estudo aos Elevadores de Lisboa. Cada um dos alunos foi o guia e apresentador de uma parte do percurso. Percurso extenso, que percorreu grande parte do centro histórico da cidade (Elevadores de Sta Justa, Glória, Bica e Lavra, Chiado, Rossio, Castelo de S. Jorge, etc.). A visita correu muitíssimo bem e os alunos foram, por um dia, autênticos profissionais de turismo.


terça-feira, maio 12, 2009

Aí vão mais dois...

Aqui ficam mais duas sugestões de leitura: O Meu Avô Africano e A Balada do Ultramar. Porque estamos próximos do Dia de África (25 de Maio), dois livros que falam de África.

O Meu Avô Africano fala de dois homens, duas gerações, com um olhar diferente sobre a guerra, mas, o mesmo amor por Moçambique.

Para abrir o apetite aqui fica um excerto do livro de Aniceto Afonso.
"Um dia hás-de ir para África. Escolhe Moçambique. É ali que se sente o peso da nossa maravilhosa aventura, da nossa viagem, da nossa ousadia, do peso dos nossos antepassados. Se sentires o que eu senti, não trairás a nossa memória. Não te encantes com as sereias que te chamam. Amarra-te ao cheiro da terra molhada".










Agora do jornalista da TSF, Manuel Acácio, um livro que fala de Angola. "Escrito com uma ousadia invulgar, sem medo de abordar temas proibidos, A Balada do Ultramar revela-nos, também, que recordar é um bálsamo que ajuda a sarar muitas feridas.
Se tivermos coragem para isso..."

Dois livros e agora...uma boa ideia! Clique aqui para a ficar a conhecer.

Bookmark and Share

segunda-feira, maio 11, 2009

A Propósito de África...

A propósito do Dia de África, que se comemora a 25 deste mês, a nossa colega Helena Justino vai expôr as suas obras na Galeria Municipal de Coimbra, de 18 a 30 de Maio.
Helena Justino nasceu no Porto em 1944 e estudou pintura e arquitectura.
Viveu em Angola onde realizou a sua primeira exposição individual (Museu de Luanda) em 1963. É, contudo, a partir de 1985 que passa a expor com regularidade.
Como artista plástica, concilia a liberdade criativa de Júlio Resende com o rigor do traço de Lagoa Henriques, seus mestres na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Helena Justino mantém a essência neo-figurativista da sua arte, em que o lirismo está sempre presente.
Sem deixar de se influenciar essencialmente pela cultura portuguesa, sua base fundamental, as ligações afectivas a África estão patentes no estilo de composição e sobretudo nas cores vivas e fortes que fazem a peculiaridade da sua obra.

Participou em mais de meia centena de exposições colectivas e fez várias individuais em Portugal (Lisboa, Tavira, Marinha Grande, Almada, Costa da Caparica, Amadora, Castelo Branco, Setúbal, Arruda dos Vinhos, Pombal e Porto).
Em Maio de 2005 expôs individualmente na Galeria Riedel, em Frankenthal, Alemanha.
A exposição que realizou, em Novembro de 2006, na Galeria Artela, em Lisboa, despertou a atenção da crítica.
Quem não tiver oportunidade de se deslocar aquela cidade pode ver aqui algumas das obras que irão ser expostas.




Bookmark and Share

domingo, maio 10, 2009

Uma ternurinha...

A Amália e o Eusébio deram um show de ternura e cumplicidade.
É evidente a surpresa e o encantamento, demonstrado pelos turistas presentes no Oceanário de Lisboa, ao verem a descontração deste casal de lontras.
Não perca! Um vídeo que é uma ternurinha!



Bookmark and Share