sábado, maio 09, 2009

Dia da Europa

A 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como Declaração Schuman, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UniãoEuropeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como o Dia da Europa, que foi celebrado pela primeira vez em 1986.

Actualmente o dia 9 de Maio - Dia da Europa - tornou-se um símbolo europeu que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.
Para saber mais sobre a Europa, clique aqui.

Bookmark and Share

sexta-feira, maio 08, 2009

Galinha a la carte...

Mais uma curta metragem. Esta causou enorme impacto no Festival de Berlim, em 2006 .
Ferdinand Dimadura fala-nos da globalização com os consequentes contrastes do mundo actual.
A não perder!




Bookmark and Share

quinta-feira, maio 07, 2009

Bons Ares

O tango argentino foi celebrizado por Carlos Gardel e transformou-se numa dança e música universais. A voz do mestre do tango, em Por Una Cabeza, acompanha aqui Al Pacino, numa cena do filme Perfume de Mulher (1992).



E agora um vídeo que mostra a reinvenção do tango. Através dos passos dos dançarinos e com a música Amor Porteño , dos Gotan Project, uma outra forma de passearmos pela América do Sul, uma outra forma de conhecermos Buenos Aires.






Bookmark and Share


quarta-feira, maio 06, 2009

Olha os aviões...

O Tráfego Aéreo Mundial Visto do Espaço é um clip de 1m e 12s. Mostra as viagens de avião que se fazem durante um dia (24 horas). Cada pontinho amarelo representa um voo com pelo menos 250 passageiros. Note que os voos dos EUA para a Europa partem principalmente à noite, sendo o seu regresso feito durante o dia. Pela imagem que o sol imprime no globo, pode dizer-se que é verão no hemisfério norte, porque ele quase não se põe no pólo norte, enquanto que no pólo sul quase não aparece.




Bookmark and Share

terça-feira, maio 05, 2009

Querem uma Luz Melhor Que a do Sol!

AH! QUEREM uma luz melhor
que a do Sol!
Querem prados mais verdes do que estes!
Querem flores mais belas do que estas
que vejo!
A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me.
Mas, se acaso me descontentam,
O que quero é um sol mais sol
que o Sol,
O que quero é prados mais prados
que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores
que estas flores -
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!
Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos" Heterónimo de Fernando Pessoa

Bookmark and Share

segunda-feira, maio 04, 2009

Liberdade de Imprensa

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Celebrou-se ontem, 3 de Maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebração esta instituída em 1991 pela UNESCO.

A comemoração deste dia dá-nos a oportunidade para reflectirmos sobre os meios de comunicação, a forma como exercem o seu poder e o papel fundamental que devem ter na promoção de valores que respeitem uma paz duradoura, a democracia e o desenvolvimento.


Deve servir igualmente para relembrar ao mundo quão importante é proteger o direito fundamental da pessoa humana que é a liberdade de expressão, direito este inscrito no artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Cartazes com a capa do novo livro
de Paulo Coelho foram recentemente
censurados na Polónia
Infelizmente, em muitos países do mundo, os profissionais dos meios de comunicação são perseguidos, agredidos, presos e mesmo assassinados, sendo as zonas de guerra particularmente perigosas para os jornalistas.

Segundo um estudo divulgado recentemente, os países com maior liberdade de imprensa são a Islândia, a Noruega e a Estónia, enquanto que a Eritreia está em último lugar, seguida da Coreia do Norte e do Turquemenistão.
No documento, Portugal ocupa a décima posição do “ranking”, a mesma que ocupava há um ano atrás.
Chamamos à atenção dos nossos leitores para a exposição inaugurada no domingo, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras – Lisboa, para assinalar este dia.
É uma exposição internacional de 142 cartoons intitulada "A liberdade é um risco". A mostra, organizada em parceria com a Amnistia Internacional, pretende, "através do humor, fazer reflectir acerca dos valores supremos da comunicação em liberdade".
A esta iniciativa, responderam 203 autores de mais de 50 países, que enviaram um total de 438 cartoons, dos quais um júri seleccionou 142 desses trabalhos.

A Censura em Portugal foi um dos elementos condicionantes da cultura nacional, ao longo de quase toda a sua história. No entanto o que está ainda presente na memória dos portugueses é a política do regime do Estado Novo que institucionalizou um estrito controlo dos meios de comunicação, recorrendo, para este efeito, à censura prévia dos periódicos e à apreensão sistemática de livros. No entanto, a censura entrou também noutras áreas, tais como no teatro, na rádio, na televisão e no cinema.
Ocasionalmente, o fantasma da censura, ainda paira no ar e são feitas acusações a determinadas entidades patronais, ao governo e a lobbies de moverem influências junto dos órgãos de comunicação.
Sugerimos a consulta da revista "Visão", publicada recentemente em versão censurada, através do link abaixo.
http://olago.wordpress.com/2009/04/23/magazine-censored-visao-censurada/

domingo, maio 03, 2009

Para Sempre

Porque Deus permite,
que as mães se vão embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mâe, na sua graça,
é eternidade!
Por que Deus se lembra
-mistério profundo-
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto do seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade, Lição de Coisas (poeta Brasileiro)

Bookmark and Share