sábado, abril 25, 2009

Imagens de Abril

Algumas imagens que escolhi, pela sua beleza, para assinalarem esta data. Obrigada aos autores.







Bookmark and Share

25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen



Eu vi Abril por fora e Abril por dentro
vi o Abril que foi e Abril de agora
eu vi Abril em festa e Abril lamento
Abril como quem ri como quem chora.

Eu vi chorar Abril e Abril partir
vi o Abril de sim e Abril de não
Abril que já não é Abril por vir
e como tudo o mais contradição.

Vi o Abril que ganha e Abril que perde
Abril que foi Abril e o que não foi
eu vi Abril de ser e de não ser.

Abril de Abril vestido (Abril tão verde)
Abril de Abril despido (Abril que dói)
Abril já feito. E ainda por fazer.
Manuel Alegre


Bookmark and Share

35 Anos Depois

35 anos depois...
Os acontecimentos, as imagens e as pessoas que fizeram história.



Bookmark and Share

sexta-feira, abril 24, 2009

O Centenário de Soeiro Pereira Gomes

Soeiro Pereira Gomes é um dos maiores nomes do neo-realismo literário português. Nasceu em Gestaçô (distrito do Porto) a 14 de Abril de 1909 e faleceu a 5 de Dezembro de 1949. Estudou em Coimbra e viveu em Angola. Mas, o casamento trouxe-o para Alhandra, onde trabalhou e desenvolveu actividades de dinamização cultural entre o operariado. Porém, a sua grande vocação como escritor foi o que o tornou ilustre. É, então, o escritor Soeiro Pereira Gomes que se notabiliza, sendo um dos mais coerentes e claros exemplos da ficção neo-realista em Portugal. Militante comunista, Soeiro Pereira Gomes foi membro do Comité Central do PCP, o que o levou a entrar na clandestinidade em 1943, condição em que viria a morrer seis anos depois, vítima de tuberculose, impossibilitado de receber o tratamento médico de que necessitava.

Da sua obra constam dois romances, onde a crítica social é profunda, e vários contos, que são uma exaltação do comunismo e dos seus militantes.
A sua obra maior Esteiros, foi publicada em 1941, com ilustrações de Álvaro Cunhal. Dedicado aos filhos dos homens que nunca foram meninos o romance acompanha "as deambulações de um grupo de miúdos(...), cuja condição social lhes impõe, em vez da escola, o trabalho numa rudimentar fábrica de tijolos à beira Tejo".

O romance Engrenagem, publicado em 1951, já depois da sua morte, foi escrito na clandestinidade, assim como os Contos Vermelhos, Última Carta e Refúgio Perdido, também publicados postumamente.

Engrenagem "é igualmente uma obra central do neo-realismo português, antes de mais por ser uma das muito poucas abordagens do universo do capitalismo industrial, de facto quase ausente da produção neo-realista" portuguesa.


Morreu e foi sepultado em Espinho. No seu túmulo, apenas esta frase: A tua luta foi uma dádiva total.

Para além de escritor, foi um notável dinamizador social. Organizava cursos de ginástica para os operários da "Cimentos Tejo", ajudou a criar várias bibliotecas e deu força ao projecto de construção de uma piscina para o povo da terra em que vivia. Organizava igualmente passeios de barco pelo Tejo onde, a pretexto de confraternização, se discutia política e se estabeleciam contactos, longe dos olhares da polícia política salazarista.


Se quizer saber mais sobre este escritor clique aqui. Veja,agora, um documentário da RTP sobre a obra Esteiros.




Bookmark and Share

quinta-feira, abril 23, 2009

O Escutismo

Hoje Dia de S. Jorge (santo padroeiro dos Escuteiros) é Dia Mundial do Livro e Dia Mundial do Escuteiro.
Fica aqui, o vídeo e uma recomendação de Baden Powel: "...neste dia os escuteiros deverão lembrar-se da sua promessa e da lei de escuta. Não que um escuteiro a deva esquecer nos outros dias, mas o dia de São Jorge é um dia especial para reflectir sobre ela..."




Bookmark and Share

Três Livros, Um Autor...

No Dia Mundial do Livro, deixo aqui a sugestão de três livros fabulosos, do mais genial escritor sul-americano: Gabriel Garcia Marquez.

Cem Anos de Solidão: É o livro que desencadeou o chamado “Boom” latino-americano e a moda do realismo fantástico.
Cem anos de solidão é um romance que se passa na cidade imaginária de Macondo, e conta a história de seus fundadores liderados pela família Buendia-Iguaran. José Arcadio Buendía é o patriarca da família e Úrsula Iguarán a matriarca. Trata-se de um casal de primos, que se casaram assustados pelo mito de que o casamento entre familiares poderia gerar filhos com rabos de porco. Este temor cria situações divertidas no início do relacionamento, mas também situações trágicas, e será, em última análise, o causador da mudança de cidade do casal para fundar Macondo.



Crónica de Uma Morte Anunciada: Vítima da denúncia de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.


O Amor Nos Tempos de Cólera: É um dos livros mais aclamados de Gabriel García Marquez e que recentemente foi adaptado ao cinema. "O Amor nos Tempos de Cólera" atravessa meio século da mágica e sensual Cartagena, na Colômbia, para contar a história de um homem e da paixão inabalável que o leva a esperar mais de 50 anos pelo seu verdadeiro amor. O final do romance é, pela surpresa e sentido de humor, um dos mais geniais da literatura contemporânea.


Bookmark and Share

quarta-feira, abril 22, 2009

Dia da Terra

Também queremos fazer parte da Geração Verde alertando para a necessidade de um futuro Sustentável para o nosso Planeta.


Embora em inglês, se quiser saber mais alguma coisa sobre o Dia da Terra veja os vídeos que se seguem.


Earth day 2009 from Zoltan Ladanyi on Vimeo.




Veja agora mais alguns vídeos sobre o Dia Mundial da Terra
Bookmark and Share

A Terra é a Nossa Casa

A Terra é a nossa casa e hoje é um dia muito especial porque é o Dia Mundial da Terra.
Apesar de ser um dia de festa as notícias sobre o planeta não são as melhores. A temperatura em todo o mundo está a aumentar graças ao dióxido de carbono que os homens enviam todos os dias para a atmosfera. Um outro problema é a existência de locais no mundo que se debatem com falta ou escassez grave de água.
Os dois vídeos que se seguem alertam para estes dois problemas. São dois excelentes filmes de duas excelentes campanhas.

E agora o outro vídeo.Justificar


Bookmark and Share

terça-feira, abril 21, 2009

É isso aí...

Uma parceria perfeita: Ana Carolina e Seu Jorge.
Duas excelentes vozes da actual música brasileira.
É isso aí... Uma excelente canção!



Bookmark and Share

segunda-feira, abril 20, 2009

Quarenta Anos

A vida é para mim, está se vendo,
Uma felicidade sem repouso;
Eu nem sei mais se gozo, pois que o gozo
Só pode ser medido em se sofrendo.



Bem sei que tudo é engano, mas sabendo
Disso, persisto em me enganar… Eu ouso
Dizer que a vida foi o bem precioso
Que eu adorei. Foi meu pecado… Horrendo

Seria, agora que a velhice avança,
Que me sinto completo e além da sorte,
Me agarrar a esta vida fementida.


Vou fazer do meu fim minha esperança,
Ôh sono, vem!… Que eu quero amar a morte
Com o mesmo engano com que amei a vida.
Mário de Andrade (Poeta Brasileiro)


Bookmark and Share

domingo, abril 19, 2009

Cornélio Procópio é...

Uma cidade pequena...


Uma cidade onde todos se conhecem...
Como uma grande família...


Uma cidade que não tem muitos pontos turísticos...


Uma cidade que tem o Cristo Redentor onde a maioria das pessoas vão passar as tardes...


Uma cidade que às terças – feiras tem a Feira da Lua (feira que se realiza numa praça e onde se vendem as comidas típicas da cidade, as rendas, os bordados e muitas outras coisas feitas à mão)...


... Uma cidade bem calma, não tem tanta correria como nas cidades grandes.
Bookmark and Share
Jessica Desirêe Pereira
(11º C)


Cornélio Procópio


Cornélio Procópio é um município brasileiro do estado do Paraná. Possui uma área de 637km² e tem uma altitude de 658m. A população estimada, em 2005, era de 46.997 habitantes com um IDH de 0,791.

A cidade foi assim baptizada em homenagem ao Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império do final do século XIX.
Os caminhos - de - ferro estão intimamente ligados à colonização, surgimento e desenvolvimento da cidade. Com o comboio chegaram aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além de mineiros e pioneiros paulistas.A cidade de Cornélio Procópio surgiu e desenvolveu-se próximo do km 125 da linha de caminho de ferro e está relacionada com o célebre comboio Maria Fumaça. A cidade recebeu a visita do Príncipe de Gales (futuro Rei Eduardo VIII) que preparou uma grande recepção para homenageá-lo.

Cornélio Procópio cresceu rapidamente. Desta maneira, o município de Cornélio Procópio foi criado pelo Decreto nº 6.212, de 18 de Janeiro de 1938, mas a implantação ocorreu somente no dia 15 de Fevereiro.

Nesta data, Cornélio Procópio, de simples povoado, passou a sede de município e sede de comarca, tudo no mesmo dia.


Bookmark and Share