sábado, abril 18, 2009

Sonetilho do Falso Fernando Pessoa

Onde nasci, morri.
Onde morri, existo.
E das peles que visto
muitas há que não vi.

Sem mim como sem ti
posso durar. Desisto
de tudo quanto é misto
e que odiei ou senti.

Nem Fausto nem Mefisto,
à deusa que se ri
deste nosso oaristo,

eis-me a dizer: assisto
além, nenhum, aqui,
mas não sou eu, nem isto.
Carlos Drummond de Andrade (Poeta Brasileiro)

Bookmark and Share

sexta-feira, abril 17, 2009

Mais um poeta

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais em 1902 e faleceu no Rio de Janeiro em 1987.
É a partir de 1950 que se dedica mais à escrita publicando poesia, contos, crónicas, literatura infantil e traduções. Entre as suas principais obras poéticas estão os livros: Alguma Poesia (1930), Sentimento do Mundo (1940), A Rosa do Povo (1945), Claro Enigma (1951), Poemas (1959), Lição de Coisas (1962), Boitempo (1968), Corpo (1984). Das obras póstumas destacam-se: Poesia Errante (1988), Poesia e Prosa (1992) e Farewell (1996). Drummond produziu uma das obras mais significativas da poesia brasileira do século XX. Forte criador de imagens, a sua obra tematiza a vida e os acontecimentos do mundo a partir dos problemas pessoais, em versos que ora focalizam o indivíduo, a terra natal, a família e os amigos, ora as lutas sociais, o questionamento da existência, e a própria poesia.


Bookmark and Share

quinta-feira, abril 16, 2009

Mais do Fantasmão: É Massa

É Massa é mais uma música de grande impacto do Fantasmão. Grupo de sucesso do Youtube e do Brasil.



Bookmark and Share

quarta-feira, abril 15, 2009

Ainda Curitiba

Curitiba é uma cidade brasileira capital do estado do Paraná. Está localizada a 934,6metros de altitude e a aproximadamente 90 quilómetros do Oceano Atlântico. É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país. Tem uma população de 1.828.092 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e possui 3.172.357 habitantes numa área de 15.447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.

A cidade experimentou diversos planos urbanísticos que visavam conter o seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa, internacionalmente, pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente, sendo a maior delas nos transportes públicos.

Hoje, a cidade tem uma vida cosmopolita e, é considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil. Tem um pólo industrial diversificado que lhe dá o posto de 4ª maior economia do Brasil e é considerada umas das cinco melhores cidades para se investir na América Latina.

Curitiba tem, também, altos índices de educação. De entre as capitais estaduais brasileiras é a cidade que tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica. Também abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912.


Bookmark and Share

terça-feira, abril 14, 2009

Curitiba é...

Uma cidade maravilhosa…

Considerada pelo governo brasileiro uma cidade modelo por ser muito limpa e tranquila de viver…

Um local com uma grande quantidade de “verde” por todo o lado da cidade…

Um dos principais pontos turísticos…

Uma cidade onde as Artes Modernas chamam a atenção dos turistas, como o Museu ao Olho e a Ópera de Arame.




Mª Eduarda F.
11º C

Bookmark and Share